Em comemoração ao mês dedicado às homenagens para crianças, o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, nordeste do Pará, promoveu uma programação especial alusiva ao Dia, nesta quarta-feira (16) e quinta-feira (17).
A ação reuniu cerca de 230 usuários de 16 municípios da região, oferecendo oficinas, jogos e circuitos motores, pintura corporal, cinema, karaokê. O evento proporcionou momentos de diversão e aprendizado, promovendo a integração social e destacando a importância do desenvolvimento das pessoas com autismo, além de fortalecer, cada vez mais, o vínculo com a instituição e sua equipe multiprofissional.
A supervisora administrativa do Natea dos Caetés, Maira Sá, destacou que o evento foi uma oportunidade de unir aprendizado e celebração. "Nossa proposta foi oferecer um momento de alegria e interação para os usuários do núcleo. Além da diversão, buscamos reforçar a importância das datas comemorativas, trabalhando de forma dinâmica às terapias realizadas diariamente".
Uma das atividades de destaque foi realizada pela fonoaudióloga Narissa Tragino, que focou no desenvolvimento linguístico e auditivo, por meio de um karaokê em sua sala. A proposta foi a prática da repetição de palavras e o estímulo auditivo. "O usuário com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrenta muitas dificuldades na repetição de fala e no processo de comunicação. Na dinâmica do karaokê, estimulamos a parte auditiva e a repetição das músicas que eles ouvem, o que contribui diretamente para o desenvolvimento da fala e da comunicação oral”.
Manoel Ernesto Araújo Teixeira, de 47 anos, pai Pedro Eder de Miranda Teixeira, de 14 anos, que já faz acompanhamento no Natea dos Caetés há um ano e meio, aprovou a iniciativa da instituição. "Acho muito bom, pois é importante que meu filho conheça e participe dessas datas do calendário como uma forma de inclusão, neste caso, o mês dedicado às crianças, que é uma data muito esperada. Isso é muito gratificante. Ver também a participação de todos os profissionais no atendimento e na atenção contribui muito para o desenvolvimento dele”, disse o pai do usuário, ambos residentes do município de Santarém Novo, a 43 km de Capanema.
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC
Mín. 20° Máx. 27°