Profissionais de anestesiologia atuam em quase todos os serviços de atendimento do hospital [Na foto, o entrevistado Francisco de Lucena]
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), desempenha um papel fundamental na assistência da população do Estado. Com uma abordagem diversa, a unidade investe continuamente na qualificação de sua equipe em diversas especialidades médicas, entre elas a Anestesiologia, serviço essencial para o sucesso de procedimentos cirúrgicos e cuidados intensivos.
Os anestesiologistas devem garantir a segurança dos pacientes durante as cirurgias, monitorando condições vitais e ajustando a administração de anestésicos conforme necessário. Além disso, esses profissionais atuam em casos de emergência e na gestão da dor, responsabilizando-se para que os pacientes recebam o tratamento adequado em cada situação.
Trabalho dos anestesiologistas é complexo e contínuo durante os procedimentos cirúrgicos
Coordenador do serviço de Anestesiologia do HGF, Francisco de Lucena destaca a amplitude da atuação da especialidade. “Engana-se quem pensa que só estamos presentes no momento da cirurgia. Para que os procedimentos sejam bem-sucedidos, o anestesiologista precisa estar envolvido em todo o processo e conhecer as demandas de cada paciente. Antes e depois de qualquer operação”, afirma o médico.
Outro importante aspecto da equipe, é a formação de novos especialistas com o programa de residência médica do hospital. “Os profissionais em formação são acompanhados por meio de um rigoroso programa, com três anos de duração. Desde o início, eles são preparados para realizar procedimentos complexos como, por exemplo, transplantes de fígado”, explica Lucena.
Com 30 residentes em formação — dez a cada ano do programa — o HGF se destaca como um centro de capacitação para futuros anestesiologistas. Durante a residência, os médicos têm a oportunidade de passar por diversas áreas, incluindo Cirurgia Cardíaca e Neurocirurgia, o que proporciona uma formação prática diversificada.
Lucena também ressalta a atuação contínua da equipe: “os anestesiologistas mantêm plantões 24 horas, participando ativamente do atendimento ao paciente crítico e nas cirurgias eletivas, cobrindo todos os setores do hospital”, finaliza.
Mín. 20° Máx. 27°