A 10ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ) teve início nesta quarta-feira (16). O encontro, que reúne gestores do sistema prisional de todo o Brasil, ocorrerá durante até a sexta-feira (18) no São Paulo Expo. Esta edição integra a COP Internacional, o principal evento latino-americano dedicado à segurança pública e atividade policial, o COP Internacional.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, participa do evento e destaca que os temas da reunião de trabalho com os gestores do sistema prisional brasileiro são da mais alta relevância e certamente culminarão em avanços significativos das políticas públicas de segurança pública neste campo específico.
Com palestrantes renomados e expositores como Condor, Glock, Invictus, Helibras, entre outros, o evento tem como objetivo promover a integração entre a sociedade, agentes de segurança, autoridades e as principais empresas nacionaise internacionais do setor.
O presidente do CONSEJ, Marcus Rito, destacou que a meta principal do Conselho é a integração. “Buscamos unir forças e instituições para aprimorar a operação, a inteligência e, especialmente, a implementação de políticas públicas de segurança. O COP fornece essa conexão entre as diversas forças de segurança, não apenas o sistema penitenciário”.
Além dos gestores estaduais do Sistema Prisional, o primeiro dia de evento contou com a presença do Diretor de Inteligência Penitenciária, Antonio Glautter de Azevedo Morais e do Diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Barradas, representando a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Na pauta desta quinta-feira (17), reunião da Fundação de Apoio ao Preso; palestras do secretário Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), André Garcia; do presidente do CONSEJ, Marcus Rito, dentre outras agendas.
________
Ascom/Seap-PB com Comunicação do CONSEJ