A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta quinta-feira (17), uma comissão geral para debater a utilização de câmeras corporais pela Polícia Militar do DF. Proposto pelo deputado Fábio Felix (Psol), o evento reúne representantes do Ministério da Justiça e da Secretaria de Segurança Pública do DF para discutir questões como privacidade, custos, armazenamento de dados e possíveis impactos da tecnologia na redução do uso excessivo de força policial.
O uso dos dispositivos vestíveis, conhecidos como bodycams, já é realidade em batalhões de São Paulo. Dados de uma reportagem do G1, apontam que, entre 2019 e 2022, houve redução de 76,2% na letalidade dos policiais militares em serviço que integraram a tecnologia. A matéria mostra, ainda, 80,1% de diminuição da mortalidade de adolescentes em intervenções policiais.
Segundo Felix, a tecnologia é uma ferramenta importante para aumentar a transparência e fornecer evidências e provas mais robustas sobre a atuação policial. “A utilização desse recurso já se mostrou eficaz em estados e municípios que adotam as câmeras corporais. Quando há o controle social das atividades de segurança pública, tanto a população quanto os policiais só têm a ganhar”, frisa o parlamentar.
Com informações da assessoria de imprensa do deputado Fábio Felix (Psol)
Amanda Gonçalves, estagiária sob supervisão de Bruno Sodré/Agência CLDF
Mín. 20° Máx. 27°