A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a blitz da prevenção contra o câncer de mama e câncer de colo de útero, na região do Centro de São Luís. A mobilização faz alusão à campanha estadual Outubro Rosa 2024 e traz como tema "Se liga! Prevenção é o ano todo". A ação ocorreu nessa terça-feira, 15, e percorreu o trajeto entre as praças João Lisboa e Deodoro.
"O principal objetivo da campanha do Outubro Rosa é sensibilizar a população, em especial o público feminino, sobre a importância do autocuidado e da prevenção. Neste ano, estamos enfatizando a importância da busca pelo exame de mamografia em todos os ciclos de vida, o que inclui também o ato de frequentar os serviços de saúde aliado à prática de atividade física, cuidados com a saúde mental e alimentação adequada", disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos.
A ação iniciou na Praça João Lisboa, e a blitz da prevenção percorreu toda a extensão da Rua Grande, até a Praça Deodoro. Durante o percurso, equipes da SES que participaram da iniciativa orientaram as pessoas, conversaram sobre prevenção, o exame de mamografia, e o acesso aos canais de agendamento.
Valéria Lavra, de 44 anos, disse que este ano fez o exame de mamografia. "Esse ano já fiz, graças a Deus é tudo normal. O exame é importante porque assim a gente fica sabendo o que vai acontecer. Por isso, é bom fazer o exame, porque pelo menos a gente se previne muito antes de qualquer coisa acontecer", comentou.
Nadir da Silva, de 55 anos, que é vendedora na Rua Grande, também aprovou a ação da blitz. "A gente tem que fazer o exame para saber como está e, também, para se prevenir", destacou.
Acompanhando a blitz, a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Olívia Trindade, reforçou que a ação tem como objetivo levar mais informação para população. "Durante a distribuição dos panfletos educativos, nós falamos e compartilhamos informações pertinentes para que as pessoas busquem a prevenção contra esse tipo de câncer que acomete as mulheres maranhenses do nosso estado".
O câncer de mama e o câncer do colo do útero são dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil, entretanto existe prevenção e tratamento.
Carreta da Mulher
Também nessa terça-feira (15), a Carreta da Mulher Maranhense ofertou serviços para promoção da saúde da mulher, de 8h às 17h, na Praça do Portinho, em frente ao Barracão da Flor do Samba, no bairro Desterro.
Durante a ação conjunta entre as Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU), a população contou com exames de mamografia, preventivo e ultrassonografia, além de teste rápido, teste de glicemia, aferição de pressão, imunização, entre outros.
Para participar das ações da carreta, a documentação exigida é cópia do cartão do SUS, cópia do documento de identidade (RG) e do comprovante de residência. A mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos.
As ações da carreta foram acompanhadas pela secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, e a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Olívia Trindade.