O concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba desta quinta-feira, 17 de outubro, terá um repertório com destaque para música romântica, música brasileira e solo de viola. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação, como solista, do violista paulista Kainan Firmino. A entrada é gratuita.
A música que vai abrir o concerto é “Cena Dançante, Op. 81”, do compositor russo Alekxander Glazunov. Em seguida, a orquestra vai executar “Fantasia para Viola e Orquestra, Op. 94”, do austríaco Johann Nepumuk Hummel, que terá a participação do violista Kainan Firmino.
O concerto continua com música brasileira: “Fantasia Velhos Carnavais”, do cearense Arthur Barbosa, regente e compositor que traz na sua obra ritmos latino-americanos para a música de concerto. A noite musical será encerrada com a “Sinfonia nº 3 em Dó Maior – Singular”, composição do sueco Franz Berwald.
O maestro Luiz Carlos Durier explicou que as pessoas que forem à sala de concerto na noite desta quinta-feira terão a oportunidade de conferir músicas em diversos estilos. “A abertura, Cena Dançante, Op. 81 de Glazunov, é puramente romântica. É a encenação de uma festa em que acontece tudo de positivo, inclusive, a paixão de um jovem casal de enamorados. O talentoso Kainan Firmino, integrante da Jovem, tocará a linda Fantasia para Viola e Orquestra, Op. 84, de Hummel. É uma novidade para que o público possa conhecer este instrumento da família das cordas”, contou.
Segundo Durier, a noite terá ainda duas grandes surpresas. “A primeira é a Fantasia Velhos Carnavais, de Arthur Barbosa, que traz a música carnavalesca numa linda versão orquestral; a segunda será a Sinfonia nº 3, em Dó Maior, intitulada Singular, de Franz Berwald, que passou 60 anos adormecida até a sua estreia em 1905. Então, o público desfrutará de muitas emoções com a Orquestra Jovem”, disse o maestro.
Na opinião do violista Kainan Firmino, é maravilhosa a oportunidade que a Orquestra Jovem dá para os bolsistas, de fazer a seleção para a escolha de solistas. “Eu acredito que você se colocar na frente de uma orquestra para tocar o solo de uma peça para o seu instrumento é um dos grandes objetivos de todo jovem estudante. E é muito bom ter oportunidade de fazer isso com essa orquestra, tocar do lado de amigos, com o trabalho incrível que o maestro Durier vem fazendo na elaboração da peça e nas ideias musicais”, destacou.
“Eu gosto de pensar que quando eu estou ali tocando com a orquestra, é um momento de interação. É uma peça pra viola solo, não com um acompanhamento de orquestra, mas eu diria com uma colaboração. Embora o solo tenha um lugar de evidência ali, a obra completa é o que acontece com a viola, com a orquestra e toda essa trama que vai sendo desenvolvida durante a peça. Então, é uma expectativa muito grande, uma realização, uma responsabilidade, mas a gente vai fazendo um trabalho muito bom. Eu tenho certeza que será um belo concerto”, comemorou o solista.
O solista
Natural de Jacareí (SP), Kainan Firmino iniciou seus estudos na viola em 2018, no projeto OSIJJA. Um ano após sua inicialização, foi aprovado pela instituição EMESP Tom Jobim. Em 2021, ingressou no Curso Técnico em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, no ano seguinte, no Bacharelado em Viola.
Em 2023, foi selecionado pelo violinista Juan Braceras para participar do VI Stage de Musique Au Château Promenois, festival de música de câmara sediado na cidade de Promenois, na França. Participou como membro e convidado de várias orquestras e grupos de câmara, como: Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (SP), Quarteto de Violas OSIJJA (SP), Orquestra de Cordas OSIJJA (SP), Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté (SP), Camerata do Vale (SP), Sinfonietta UFPE (PE), Filarmônica UFRN (RN) e Academia Jovem Concertante 2024 (SP, RJ, MG).
Neste período, teve a oportunidade realizar masterclass com músicos de renome nacional e internacional, entre eles, Wellington Rebouças (OSM), Ugo Kageyama (OSM), Maria Cameron (OSESP), Tiago Oliveira (OSBM), Gabriel Marín (OSUSP), João Machado (UNB), Ulisses Silva (UFPB), Sávio Santoro (UFPE), Iberê Carvalho (OSSA), Cláudio Cruz (BR), Mariusz Monczak e Anna Gebert (Polônia), Juan Braceras (Argentina), Dana Ciorcali (França), Ekachai Maskulrat (Tailândia) e Adelina Oprean (Romênia).
O regente
O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.
Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.
Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César.
No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.
Entrada– Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.
Serviço
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
7º Concerto Oficial da Temporada 2024
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Kainan Firmino (viola)
Dia: 17 de outubro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito