O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove, nesta quarta-feira (16), às 14 horas, o lançamento oficial do projeto Lean nas Emergências. A instituição foi selecionada para integrar o 9º ciclo da iniciativa, que visa melhorar os serviços de urgência e emergência em hospitais públicos e filantrópicos, otimizando a rotatividade de leitos.
Com duração de um ano, o projeto do Ministério da Saúde será executado em parceria com o hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Neste novo ciclo, a iniciativa nacional selecionou 107 hospitais espalhados em diversos estados brasileiros, entre eles, o Hospital São José.
Para a diretora técnica do HSJ, Ruth Araújo, a iniciativa representa uma oportunidade valiosa para aprimorar os processos da unidade, visando à eficiência e à qualidade no atendimento aos pacientes. “O Lean é uma filosofia que busca eliminar desperdícios e otimizar recursos, permitindo que possamos oferecer um serviço mais ágil e humanizado. A nossa participação neste projeto não apenas fortalece a nossa capacidade de resposta às demandas emergenciais, mas também reforça nosso compromisso com a excelência na saúde pública”, afirma a gestora.
A coordenadora de Enfermagem da Emergência do HSJ, Elisângela Cristino, destaca o caráter inovador do projeto. “Ele vai promover melhorias nas boas práticas do nosso atendimento em todos os setores envolvidos no fluxo do pronto atendimento da nossa instituição, tanto para aqueles pacientes sem necessidade de internação quanto para aqueles que precisam de internação”, avalia.
A Beneficência Portuguesa de São Paulo acompanha a implementação do projeto Lean no HSJ; no último dia 18 de setembro, a equipe esteve na unidade para realizar o diagnóstico operacional
No último dia 18 de setembro, a equipe do projeto Lean visitou o HSJ para realizar o diagnóstico operacional na unidade. Na ocasião, foi avaliado o fluxo de pacientes no hospital como um todo: quantos pacientes dão entrada no hospital, o tempo entre a classificação de risco até a saída do pronto-socorro, o tempo médio de permanência e a taxa de ocupação, entre outros indicadores.
“Nós avaliamos todos esses processos para identificar os gargalos nos quais estão as oportunidades de melhorias. É isso que nos dará o norte para sabermos onde vamos fazer os trabalhos específicos, para não fazermos algo em um setor que não seja relevante”, explica o consultor do projeto, Emerson Matos.
Em tradução livre, Lean significa “enxuto”. A metodologia é uma adaptação do Sistema Toyota de Produção (criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial) para a área da Saúde e tem como foco reduzir desperdícios, melhorar a qualidade e maximizar o valor entregue ao cidadão.
As ações se baseiam na redução de sete desperdícios: falta de qualidade (infecções hospitalares), espera (filas no atendimento), estoques (medicamentos), movimentação (movimentação da equipe), transporte (movimentação de pacientes, materiais e medicamentos), processos desnecessários (repetição de etapas e exames desnecessários) e superprodução (descartes).
No Ceará, seis hospitais da Rede Sesa já participaram da iniciativa: Hospital de Messejana (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral César Cals (HGCC), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital Regional Norte (HRN) e Hospital Regional do Cariri (HRC).