Meio Ambiente Piauí
Semarh intensifica ações permanentes de enfrentamento aos incêndios em Canto do Buriti
As ações de combate começaram no início de julho de 2024, quando a Semarh disponibilizou uma viatura para garantir maior agilidade na mobilidade do...
15/10/2024 13h39
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI), intensificou os esforços no combate às queimadas no Povoado Santa Clara, localizado no município de Canto do Buriti. Em uma operação conjunta, que une as Brigadas Florestais Voluntárias, PrevFogo, auditores fiscais ambientais da Semarh, Batalhão de Operações Policiais Aéreas (Bopaer) e o Corpo de Bombeiros Militares do Piauí (CBMPI), o objetivo é garantir a segurança da população e proteger o meio ambiente.

As ações de combate começaram já no início de julho de 2024, quando a Semarh disponibilizou uma viatura para garantir maior agilidade na mobilidade dos brigadistas e intensificou as visitas periódicas à região. Essas visitas focam na prevenção, fiscalização e educação ambiental, com o objetivo de orientar a população e reforçar a conscientização sobre o risco das queimadas.

Além disso, foram fornecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) essenciais, como bombas costais e motosserras. A empresa ISA também contribuiu com a disponibilização de um motor bomba para facilitar o combate direto aos focos de incêndio.

Foto: Reprodução/Secom Piauí



O secretário Daniel Oliveira destaca a importância dessa união e diz que a Semarh está atuando de forma integrada, unindo forças para proteger as florestas e as comunidades. "Esse trabalho contínuo é essencial para garantir a segurança de todos e preservar o meio ambiente”, disse.

O major Marinho, diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, diz que a equipe trabalha firme na capacitação de brigadistas e em conjunto com as forças de segurança para garantir que esse tipo de desastre não se repita. "Cada brigadista está treinado e equipado para atuar com rapidez e eficiência.”

Em 2023, a operação conseguiu controlar os incêndios na região e resultou na prisão de uma pessoa por prática de incêndio criminoso. Em 2024, o foco está na prevenção, com ações contínuas de fiscalização e educação ambiental, buscando evitar tragédias ambientais e proteger as famílias locais.

A Semarh reafirma seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a segurança da população do Piauí, fortalecendo as ações de prevenção e combate às queimadas.