Cultura Cultura
Espetáculos, mostras e oficinas dos museus movimentam a agenda cultural da semana
No palco do Teatro Guaíra, o espetáculo "Lendas Brasileiras" com balé e orquestra, apresenta cinco narrativas da cultura popular brasileira. No MU...
11/10/2024 10h36
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraná

A agenda cultural da semana está com ampla variedade de eventos, atrativos para todas as idades, com destaque para a criançada, centro das homenagens no mês de Outubro. Tem espetáculo de dança, literatura, artes visuais, fotografia e inclusão. A agenda contempla as atividades nos espaços administrados pelo Governo do Estado que incluem teatros, os museus e a Biblioteca Pública do Paraná.

No Centro Cultural Teatro Guaíra, o espetáculo "Lendas Brasileiras" estará em cartaz no Guairão de 11 a 15 de outubro, e a performance de Oswaldo Montenegro com a Orquestra, no dia 17 de outubro. No Guairinha, "Tistu, o menino do dedo verde" será encenado nos dias 12 e 13 de outubro, enquanto o Miniauditório abrigará o "Festival Homero", entre 11 e 13 de outubro.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) destaca a exibição do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi e a apresentação musical "Cante com Livros", com Adriano Sátiro. Para o público infantil, haverá a contação de histórias "Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica" e o lançamento do livro "Da Minha Janela".

O Museu Paranaense (MUPA) convida para o lançamento catálogo "Retomada da Imagem", acompanhado de uma mesa de conversa com representantes indígenas, no sábado, no dia 12 de outubro. A inauguração da exposição "Aos espíritos minerais", de Luana Vitra, está marcada para o dia 17 de outubro.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) estará fechada no sábado de feriado, retornando com suas atividades na segunda-feira. Os demais espaços culturais do Estado manterão seus horários habituais de funcionamento.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Funcionamento especial – Devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, a BPP estará fechada no sábado (12). As atividades culturais retornam na segunda-feira (14), a partir das 8h30.

Jornal Cândido– A 154.ª edição do periódico online está disponível , com uma reportagem especial de Marianna Camargo sobre o jornalismo em quadrinhos, prática que utiliza a dinâmica dos desenhos para promover novas formas de contar histórias, aprimorando a capacidade de apuração, estruturação e publicação de reportagens e outros materiais jornalísticos.

A publicação também traz uma crônica de Carlitos Marinho sobre sua conversa e visita a Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano; um artigo sobre Teixeira e Sousa, autor de O Filho do Pescador (1843), considerado o primeiro romance brasileiro; e um ensaio fotográfico de Melvin Quaresma, que propõe uma reflexão sobre autoria em autorretratos, além de outros conteúdos inéditos.

Exposição fotográfica– Registros do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi, promovido pela Arquidiocese de Curitiba, estão em exibição em biombos no hall térreo. A mostra vai permanecer até o dia 15 de outubro e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da BPP.

Oficina Permanente de Poesia– Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina “Permanente de Poesia”. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Conta com estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual. Além disso, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro ocorre no dia 17.

Cante com Livros– Nesta sexta-feira (11), às 17h, no Auditório, a Biblioteca apresenta a 2ª edição do “Cante com Livros”, projeto que une música e literatura e destaca artistas independentes. Adriano Sátiro, compositor e multi-instrumentista com quase 50 anos de carreira, fará um pocket show ao lado do músico convidado Orandi Almeida.

Oficina | Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica– A partir da próxima segunda-feira (14), a produtora cultural Pinguim Produções realiza oficinas de contação de histórias na Biblioteca, com uma programação que aborda o tema sob diferentes perspectivas. Inscreva-se e confira a programação completa AQUI .

Contação de Histórias | Quanto Mais Se Fala, Mais Famoso Fica– A produtora cultural Pinguim Produções, também realiza a partir de segunda-feira (14), sessões de contação de histórias para o público infantil. Serão cinco apresentações, às 14h e 15h. Confira os temas de cada dia:

- 14/10 (segunda-feira) - “Contos Andinos”, com Ailén Roberto

- 15/10 (terça-feira) - “Histórias de retalhos”, com Saravy

- 16/10 (quarta-feira) - “Conto Para que Tu Contes”, com Carlos Moreira

- 17/10 (quinta-feira) - “Espetáculo de Histórias Vivas Quilombolas”, com o Instituto História Viva e Contações da Mila

- 18/10 (sexta-feira) - “Histórias de quem anda pelo mundo”, com os Tapetes Contadores de Histórias.

Lançamento do livro “Da Minha Janela”– Nesta terça-feira (15), às 17h, no hall térreo da Biblioteca acontece o lançamento do livro “Da Minha Janela”. A obra reúne crônicas escritas durante os 94 anos de vida da autora Regina Schleder Ferreira.

Seção Infantil

Hora do Conto– Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir da próxima segunda-feira (14) o conto é “Orelha de Limão”, de Katja Reider e Angela Von Roehl.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo– Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Imagens do Invisível | Classificação: Livre | Média-metragem

Sinhá Moça | Classificação: +12 | Longa-metragem

Imagine Só | Classificação: Livre | Longa-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

COLETIVA | Mostra da Sala Aberta– A mostra reúne trabalhos dos artistas Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães, que ocuparam a Sala Aberta durante seus processos criativos e apresentam o resultado dessa experiência. Os ingressos podem ser adquiridos neste site ou na bilheteria física.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Exposição Essência em Preto e Branco– Na terça-feira (15), às 16h, acontece a abertura da exposição “Essência em Preto e Branco”. Nesta jornada sensorial, a artista plástica Leila Versetti guia o público em um encontro íntimo com sua identidade artística, proporcionando reflexões sobre a força e resiliência da verticalidade e encorajando os olhares à explorar as nuances de cada detalhe. A exposição permanece na Sala Ana de Oliveira até dia 24 de novembro. Entrada Gratuita.

Prorrogação– A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até 15 de novembro. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entrada Gratuita.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Exposição Desver– Na terça (15), às 18h, o MIS-PR recebe a exposição "Desver", uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza "glitch art", "vídeo painting" e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. O evento conta com performance de JR do 92 Graus e apresentação da banda Espelho, com entrada gratuita.

Música– Na quarta (16), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar – terá samba e bossa nova. Entrada livre e gratuita.

Museu Paranaense (MUPA)

LANÇAMENTO | catálogo “Retomada da Imagem”– No sábado (12), às 17h, será lançado o catálogo "Retomada da Imagem", com uma mesa de conversa entre os representantes indígenas Gustavo Caboco, Denilson Baniwa, Camila dos Santos, Indiamara Luiz Paraná Pereira, Nycolas André Paraná Pereira e Lucilene Wapichana.

O evento celebra a fase final do projeto iniciado em 2021, quando os artistas Gustavo Caboco e Denilson Baniwa exploraram o acervo do Museu. O catálogo documenta essa jornada, trazendo reflexões sobre a trajetória colonial do Museu, com imagens, depoimentos e textos dos artistas. Serão sorteados 30 exemplares gratuitos entre os presentes, e o catálogo também estará disponível online no site do MUPA. Entrada gratuita.

ABERTURA | Aos espíritos minerais– Na quinta-feira (17), às 19h, o MUPA inaugura a exposição individual "Aos espíritos minerais", que apresenta trabalhos da artista mineira Luana Vitra. A mostra reúne esculturas instalativas, incluindo obras inéditas, e explora a investigação da artista sobre minerais como ferro, cobre e chumbo. A entrada é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Ateliê sem Paredes– No sábado (12), das 11h às 15h30, a área externa do MON se transformará em um ateliê ao ar livre para uma oficina de pintura, aberta a todos os públicos. A atividade acontece no Parcão e pode ser acessada até às 15h. Com intérprete de Libras e capacidade para 60 pessoas simultaneamente, é gratuita e recomendada para maiores de 3 anos. Crianças menores de 14 anos precisam estar acompanhadas por um adulto. Não é necessária inscrição prévia ou conhecimento em arte, basta chegar no horário.

Videoconferência | Alex Flemming– Na terça-feira (15), das 14h às 15h30, acontece uma videoconferência online com a participação especial do artista Alex Flemming e da curadora Tereza de Arruda, como parte da atividade "Arte para Maiores". A atividade será realizada de forma virtual, mas as inscrições já estão encerradas.

Oficina de Fotografia em Camadas– Na quarta-feira (16), às 10h30 e às 14h30 (com intérprete de Libras), ocorrerá uma oficina que visa explorar a fotografia por meio de camadas, compondo imagens que se conectam por cores, luz e texturas variadas. A atividade está relacionada à exposição “German Lorca – Mestre da Fotografia”, em cartaz na Sala 1 do MON, e será realizada no Espaço de Oficinas, no subsolo do museu.

A oficina é gratuita, recomendada para maiores de 7 anos, e menores de 14 anos devem estar acompanhados por um adulto. As inscrições serão abertas 15 minutos antes, por ordem de chegada, e estão sujeitas à lotação.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Espetáculo Lendas Brasileiras– De 11 a 15 de outubro, está em cartaz o espetáculo “Lendas Brasileiras”, realizado pelo Balé Teatro Guaíra em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná. O espetáculo traz cinco narrativas da cultura popular, encenadas em um ambiente mágico: Mula Sem Cabeça, Jaci e a lenda da Vitória-Régia, Caipora, Boto Cor-de-Rosa e Boitatá.

Essas lendas habitam o palco, trazendo reflexões sobre o que elas ainda têm a nos ensinar hoje. As apresentações desta temporada ocorrem no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Ingressos disponíveis pelo DeuBalada .

Oswaldo Montenegro & Orquestra- Neste espetáculo, com arranjos para orquestra criados por Dudu Trentin, Gabriel Novais, Sérgio Chiavazzoli e Oswaldo Montenegro, o repertório traz canções consagradas pelo público, como A Lista, Lua e Flor, Léo e Bia, Estrada Nova, Estrelas e Bandolins. Além das canções, Montenegro fará um bate-papo com a plateia, transformando o encontro em um momento único e afetivo. A apresentação acontecerá na quinta (17), às 21h. Os ingressos estão sendo disponibilizados de graça pelo Sesc-PR.

Guairinha
Tistu, o menino do dedo verde– Baseado em um dos livros infantis mais importantes já escritos, este espetáculo tem um impacto profundo tanto em crianças quanto em adultos. Frequentemente associado a uma encantadora mensagem ecológica, o ponto de partida da história é justamente esse. Tistu, com sua capacidade mágica de fazer florescer tudo o que toca, simboliza de forma simples e direta o que o ser humano pode fazer pelo meio ambiente, embora muitas vezes desacredite de seu próprio poder e faça o oposto. As apresentações ocorrem no sábado (12) e domingo (13), ambas às 16h. Ingressos disponíveis pelo DeuBalada .

José Maria Santos

Família Brasileiro Onde Rode– A paixão pela música sempre esteve presente na família Brasileiro, transmitida pelo pai, Ademar Brasileiro, aos filhos Ravi, Oruê e Otto Brasileiro. Agora, essa conexão musical ganha uma nova forma, saindo das salas de ensaio e das festas familiares para os palcos. As apresentações acontecem de quinta (10) a sábado (12): na quinta e sexta, às 14h30 e 19h30, e no sábado, às 15h e 19h. Ingressos disponíveis pelo Disk Ingresso .

Miniauditório

Festival Homero – A cada dia, uma atriz interpreta um dos cantos da obra “Ilíada”, durante a temporada que acontece de sexta (11) a domingo (13). Patricia Reis Braga encena o Canto 22 na sexta, Eliane Campelli o Canto 14 no sábado, e Katia Horn encerra com o Canto 13 no domingo. A peça, baseada na tradução de Odorico Mendes, retrata a Guerra de Tróia e seus protagonistas, como Aquiles e diversos deuses.

A companhia utiliza a tradução experimental de Odorico Mendes, feita diretamente dos originais em grego. A iluminação entra como um importante elemento cênico e narrativo para conduzir a história e diferenciar os personagens. Foi concebida por Beto Bruel, um dos maiores e mais premiados iluminadores cênicos do Brasil. As apresentações acontecem na sexta (11) às 20h, no sábado (12) às 20h e no domingo (13) às 19h. Link para compra de ingressos AQUI

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.