Sophie, Tuti e Malu, cachorrinhas do projeto “Sexteto 4 Patas“, estiveram nesta quinta-feira (10), na Pediatria do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A ação faz parte das atividades da semana do Dia da Criança, que iniciaram na última segunda e seguem até o sábado (12).
A pequena Railla Vitória, de apenas dois anos, internada na pediatria do HGWA desde o mês passado, foi só sorrisos ao encontrar os bichinhos. A mãe, a doméstica Mônica dos Santos, conta que esse sorriso foi recompensador. “Estamos há um mês aqui, poder proporcionar esse momento para ela, mesmo no hospital, é maravilhoso. Deixa os dias mais leves. Ela ficou feliz e ver o sorriso dela já pagou tudo”, diz a mãe.
Luciana Athayde, responsável, há três anos, pelo projeto social, levou o trio da raça golden retriever para tirar fotos e fazer a alegria das crianças, mães e profissionais de saúde da unidade. Ela conta que promove essas ações voluntárias em diversos hospitais e o retorno é sempre o mesmo.
“É gratificante. Ver que tudo vira uma alegria quando passamos nas alas, principalmente nessa semana das crianças, onde a maioria não poderá ir para casa. O retorno é ver uma melhora muito significativa no estado de saúde das crianças“, completa.
A psicóloga Renata Viana, diz que é perceptível essa melhora. Ela, que participou da organização, afirma que o intuito é também mostrar que a unidade hospitalar, embora seja um local para tratar enfermidades, também pode ser um ambiente de alegria.
“Essas crianças e os familiares acabam vivenciando um mundo interno no hospital. O Dia das Crianças é uma data importante para eles, e poder proporcionar esse momento em um hospital, um momento de fazer fotos e ter um convívio com os pets, ajuda muito no tratamento”, destaca.
A médica pediatra paliativista do HGWA, Márcia Degobi, que participou da organização das ações, ressalta esses resultados com impactos tão positivos para os pacientes.
“É maravilhoso. A gente vê como eles ficam felizes. Observamos o impacto que causa nas crianças, seja aquelas acamadas ou com alguma necessidade. Crianças que normalmente não tem tanta interação, mas, de repente, elas estão se sentando na cama, brincando, sorrindo, com brilho no olhar”, avalia a médica.
Além da visita dos pets, na programação do HGWA, já aconteceu teatro de fantoche e a visita dos mascotes dos times de Fortaleza e Ferroviário. Na sexta-feira, 11, as crianças irão receber uma atividade com música. Já no sábado, 12 de outubro, será servido um lanche especial pelo serviço de Nutrição.