Segurança Segurança
Aesp/CE e CBMCE iniciam Curso de Salvamento Aquático para Profissionais de Segurança Pública
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), iniciou nesta terça-fei...
08/10/2024 22h21
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), iniciou nesta terça-feira (08) mais uma edição do Curso de Salvamento Aquático. O objetivo principal do curso é instruir e capacitar os profissionais da segurança pública nas atividades relacionadas ao salvamento aquático, seguindo as normas e técnicas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), como forma de garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos durante os procedimentos.

O curso possui 400 horas-aula e contempla em seu conteúdo programático disciplinas que abordam Ética e Cidadania; Anatomia e Fisiologia Humana; Educação Física; Noções de Oceanografia e Meteorologia; Prevenção e Salvamento Aquático; Técnicas Básicas de Resgate de Afogados; Utilização de Embarcações Náuticas; Relacionamento com o Público e Mídias; Noções Básicas de Mergulho Livre e Estágio Operacional Supervisionado, entre outros assuntos fundamentais para garantir que os profissionais estejam preparados para atuar em situações de emergência, promovendo a segurança pública e salvando vidas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Durante a solenidade, o Diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, destacou a importância da qualificação profissional. “Investir na qualificação é uma forma indelével de valorizar o efetivo, pois o conhecimento adquirido fica para sempre”, afirmou Barreto.

Ainda de acordo com ele, instrutores especializados compartilharão seus conhecimentos e experiências com os alunos. “Este curso é fundamental para aprimorar as habilidades de nossos profissionais e garantir um atendimento ainda mais eficiente à população. Ganha o Corpo de Bombeiros, ganha a Aesp/CE e, principalmente, ganha o povo do Ceará, que terá profissionais de segurança pública cada vez mais capacitados”, concluiu Barreto.

A aula inaugural foi conduzida pela Dra. Patrícia Lopes Gaspar, médica intensivista que também atua como coordenadora da emergência no Hospital São Camilo. Além disso, ela é médica emergencista no Instituto José Frota, médica pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e responsável pelos plantões na sala de parada cardíaca do Hospital Geral de Fortaleza. O tema da palestra foi “O Manejo do Paciente Afogado pelo Emergencista”, abordando as melhores práticas e protocolos para o atendimento de pacientes que sofreram afogamento, uma situação crítica que requer conhecimento e habilidades especializadas para garantir a melhor assistência médica possível.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em sua fala, o Coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto, enfatizou a alta qualidade do curso e a experiência dos instrutores. “Vocês terão a oportunidade de aprender com os melhores. Estejam atentos às instruções e se dediquem ao máximo”, orientou. Por fim, o Coronel desejou boa sorte aos participantes e destacou o orgulho de contar com profissionais qualificados nas equipes de segurança do estado. “Vocês são a nossa tropa de elite, e espero que representem com honra o CBMCE e todas as instituições parceiras”, concluiu.

Ao todo, 26 profissionais da segurança pública do Ceará participam do curso, sendo 24 do Corpo de Bombeiros do Ceará, um da Polícia Militar do Ceará e um da Guarda Municipal de Fortaleza. As instruções seguem até o dia 29 de novembro.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Um dos participantes do curso é o operador de suporte médico da Ciopaer do Samu Ceará, Miguel Duran, que destacou a importância dessa capacitação. “Nosso objetivo é adquirir o máximo de conhecimento para aplicá-lo na prática, em benefício da população cearense”, afirmou Duran. O curso pretende promover a interação entre forças de segurança, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ciopaer e Samu. “Acreditamos que essa interação enriquecerá muito a qualidade do atendimento à nossa população”, concluiu o aluno.

Durante a solenidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará prestou uma homenagem especial à Turma de Guarda Vidas de 1994, reconhecendo a dedicação e o heroísmo dos seguintes bombeiros militares: Maj Fernando Chailon Rodrigues Fonteles; 2º Ten Kleber Oliveira Amaro; St Francisco de Assis Abreu Neto; St Reginaldo Lopes da Silva; St Marcelo Acelino Lima; St Enicodemos Barroso Saraiva e St Mario Pereira Farias. A homenagem foi uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho árduo e o comprometimento desses profissionais, que enfrentam situações de alto risco para proteger e salvar vidas.

Participaram da solenidade o Diretor-geral da Aesp/CE, Delegado Leonardo Barreto; o Coronel Comandante-Geral do CBMCE, Cláudio Barreto; o Comandante do Comando de Bombeiros da Capital, Coronel Anderson Alves Viana; o Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, Tenente Coronel Daniel de Oliveira Landim; a médica emergencista, Dra. Patrícia Lopes Gaspar, além de coordenadores, monitores, docentes e instrutores do curso.

Com a realização do Curso de Salvamento Aquático, a Aesp/CE ratifica seu compromisso em não apenas capacitar os bombeiros militares, mas também contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação em segurança pública, preparando os profissionais para enfrentar os desafios do serviço de resgate aquático no Estado do Ceará.