O Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM), vinculado à Polícia Militar da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) lançou o edital para o processo seletivo de admissão de novos alunos para o ano letivo de 2025. As vagas são destinadas à 1ª série do Ensino Médio Técnico Integrado e aos 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II. As inscrições serão realizadas de forma presencial, entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro de 2024, das 8h às 16h, na secretaria do CPM, localizada no Conjunto Mangabeira VII, em João Pessoa. No total, 148 vagas estão sendo ofertadas.
As vagas serão distribuídas em 60% para filhos e netos de policiais militares da Paraíba e 40% para ampla concorrência. Além disso, 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PcD), em conformidade com o Decreto Federal n.º 3.298/99, desde que cumpram os requisitos estabelecidos no edital. O responsável legal pelo candidato, que pode ser pai, mãe, avô, avó ou tutor legal, deverá entregar a documentação exigida no ato da inscrição. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas disponíveis, será realizado um sorteio público nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024.
No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação: declaração original da escola de origem comprovando o ano/série que o aluno está cursando em 2024, original e cópia do RG e CPF do responsável legal, original e cópia da certidão de nascimento do candidato, além de RG e CPF. Para filhos ou netos de policiais militares, é necessário apresentar a cópia da identidade funcional do militar, e, se aplicável, certidão de óbito ou comprovante de dependência legal. Os candidatos PcD devem apresentar laudo médico atualizado. O processo seletivo será dividido em duas fases. Na primeira, os candidatos realizarão a prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório. A segunda fase será a entrega dos documentos exigidos para matrícula.
As unidades do Colégio da Polícia Militar oferecem uma educação pautada nos princípios da disciplina, ética e cidadania, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além das disciplinas tradicionais, os estudantes participam de atividades complementares voltadas para a formação integral, como palestras, práticas esportivas e projetos voltados para a valorização da cultura e da segurança pública. O Colégio tem um histórico de excelência acadêmica, sendo uma das instituições mais procuradas por famílias que buscam uma educação de qualidade aliada à formação disciplinar.
Vagas- Para a 1ª série do Ensino Médio Técnico Integrado, o CPM oferece os cursos de Técnico em Informática para Internet e Técnico em Programação de Jogos Digitais. As vagas para filhos e netos de policiais militares são divididas em 12 vagas para o curso de Informática para Internet e 8 para Programação de Jogos Digitais. Na ampla concorrência, são ofertadas 29 vagas para Informática para Internet e 19 para Programação de Jogos Digitais. Para o Ensino Fundamental II, são ofertadas 66 vagas para o 6º ano, sendo 40 destinadas a filhos/netos de policiais militares e 26 para ampla concorrência. No 8º ano, há 1 vaga para filhos/netos de policiais militares, e no 9º ano, 3 vagas, sendo 2 para filhos/netos de policiais e 1 para ampla concorrência.
Calendário- A lista definitiva de inscritos está prevista para ser divulgada no dia 20 de novembro no Diário Oficial do Estado e no site da PMPB (www.pm.pb.gov.br). Já as matrículas dos contemplados serão realizadas de 13 a 17 de janeiro de 2025, na Secretaria do Colégio da Polícia Militar.