Saúde Amazonas
Em cinco meses, o Governo do Amazonas já atendeu mais de 700 pacientes com cirurgias ortopédicas, nos fins de semana
A programação extra amplia o número de procedimentos realizados pelo Estado, nessa especialidade, que já alcança 4.096, de janeiro a agosto...
01/10/2024 12h58
Por: GIDEON CORREA Fonte: Agência Amazonas

FOTO: Evandro Seixas/ SES-AM

Em cinco meses, o Governo do Amazonas já realizou 705 cirurgias ortopédicas somente nos finais de semana, durante a programação intensificada dos procedimentos nessa especialidade, em três unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e nos hospitais e prontos-socorros Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e 28 de Agosto. A ação, que começou em maio e continuará no mês de outubro, quando devem ser realizados mais 140 procedimentos cirúrgicos, de acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

A iniciativa, segundo ela, faz parte do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços da rede pública. Segundo a secretária, além da intensificação, que acontece aos sábados e domingos, durante a semana são realizadas cirurgias ortopédicas, regularmente, no Platão Araújo, 28 de Agosto e no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio Pereira Machado. Nessas três unidades, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 3.391 cirurgias ortopédicas. Somado aos procedimentos aos finais de semana, já são 4.096 pacientes atendidos nessa área.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Evandro Seixas/ SES-AM

A maioria dos pacientes atendidos aos finais de semana é vítima de acidentes de trânsito, demanda que tem grande impacto na rede estadual de urgência e emergência. “Realizar esses procedimentos, para além do que já fazemos diariamente, significa reduzir o tempo de internação dos pacientes, para que possa continuar o tratamento na sua residência. Há cinco meses as equipes da SES-AM estão empenhadas em realizar essa ação tão importante”, comentou a secretária.