O Governo do Maranhão registrará, em 2024, a maior expansão da rede de terapia renal substitutiva do Maranhão. No início da gestão do governador Carlos Brandão, 1.665 pacientes renais crônicos eram atendidos pela rede estadual de saúde. Até o fim do ano, com investimentos na expansão do serviço, esse número chegará a 2.334 pacientes.
Entre 2023 e 2024, a rede estadual de saúde aumentou e aprimorou os serviços de nefrologia oferecidos aos pacientes renais crônicos, assegurando o tratamento de 1.934 pacientes em terapia. Nesta fase, o número de pacientes atendidos com terapia renal substitutiva em Bacabal, Caxias, Açailândia, Balsas e São Luís foi ampliado.
Com os novos investimentos, os serviços de hemodiálise de Presidente Dutra, São Luís, Chapadinha e Pinheiro serão estendidos, e dois novos Centros do Hemodiálise serão implantados no Hospital Regional de Barreirinhas e no Hospital Regional de Grajaú. Com isso, o número de pacientes será ampliado de 734 para 1.133 pacientes, projetando um incremento de 54,35% de pacientes assistidos nos referidos serviços.
“Esse reforço servirá para ampliar a assistência em saúde. Cada etapa de expansão deste serviço demostra, também, o compromisso do governador Carlos Brandão em entregar novos centros de hemodiálise em diferentes regiões do estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Hemodiálise
A hemodiálise é um procedimento indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. O procedimento é feito através de qual uma máquina filtra e limpa o sangue realizando o papel que o rim doente não pode executar. O tratamento é indicado pelo médico especialista em doenças dos rins, o nefrologista.