Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e das campanhas voltadas a preservação da saúde mental, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), realizou a palestra "Informando para prevenir", nesta segunda-feira, 30. A ação, realizada no Plenário do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reuniu mais de 50 servidores que integram a instituição.
A palestra foi para introduzir e aprofundar informações voltadas à saúde mental, salientando a importância de entender fatores que influenciam o adoecimento dentro e fora do ambiente de trabalho. Junto à abordagem sobre depressão, ansiedade e estresse, também foram levantados tópicos que estão ligados à saúde mental, como o uso excessivo de álcool, substâncias psicoativas e jogos de azar.
Bruna Gemaque, psicóloga e gerente de Articulação Interinstitucional da Segup, reforça a necessidade de pautar a saúde mental para além do período da campanha do Setembro Amarelo. "A cada dia, nós temos acompanhado o Governo do Estado cuidando da saúde mental do servidor público. Então, em continuidade a isso, percebemos que é preciso desmistificar que o adoecimento mental, não é algo que não pode acontecer, principalmente por conta da atividade de fim do agente de segurança pública. Então, nesse sentido, é necessário promover esse tipo de encontro, de falar sobre a saúde mental cada vez mais, para que os profissionais busquem ajuda quando necessário", finalizou.
Texto: Esther Pinheiro (Ascom/Segup), sob supervisão de Roberta Meireles