Em meio ao cenário de combate aos incêndios florestais, que afetam comunidades no pantanal mato-grossense e na Bolívia, os bombeiros maranhenses conseguiram levar um pouco de alegria para crianças dessas regiões. A corporação presenteou o público com muito conhecimento e diversão, renovando a esperança de melhores dias.
Os bombeiros maranhenses que atuam no combate às queimadas na Bolívia renunciaram ao raro momento de descanso para fazer a alegria da criançada local. Eles se uniram a outros integrantes da Força Nacional, em uma atividade voltada para o público infantil, oferecendo momentos de alegria e aprendizado.
As crianças tiveram a oportunidade de participar de atividades recreativas e educativas, que mostraram a importância da preservação ambiental e do cuidado com as florestas.
“Mesmo enfrentando grandes desafios nesta operação, nós entendemos que nossa missão vai além, e buscamos, sempre, fazer a diferença na vida das pessoas, por onde passamos. E, para as crianças, essa experiência marca e alivia um pouco dos problemas que esta adversidade climática está causando no país. São muitas comunidades afetadas e as crianças são as mais vulneráveis. Nosso dever é unir forças para atenuar esta dificuldade", pontuou o subtenente Luís Sérgio, que integra a equipe maranhense na Bolívia.
No distrito de Corumbá, Mato Grosso do Sul, onde os militares maranhenses permanecem na operação contra o fogo que assola o Pantanal, uma atividade especial levou esperança aos moradores da comunidade Corixeiros. Conduzida pelo sargento Wendel Wlisses, a programação contou com palestra sobre a preservação do Pantanal, técnicas de combate a incêndios e o importante papel dos bombeiros nessas missões desafiadoras.
“Estamos aqui para combater incêndios e, também, somar para fortalecer as comunidades afetadas. Nos sentimos alegres por poder despertar o interesse das crianças pela natureza e mostrar um pouco do nosso trabalho. Nossa alegria foi ver a alegria de todos, mesmo com tudo que está acontecendo na região. Isso, para nós, não tem preço”, enfatizou o sargento, que, ao final da atividade, presenteou as crianças com divertidas esculturas de balões.
O sargento agradeceu ao comandante-geral, coronel Célio Roberto, e ao comandante adjunto, coronel Francisco dos Anjos, pelo apoio contínuo. Ele aproveitou para expressar gratidão à comunidade, pelo acolhimento caloroso.
Essas iniciativas dos bombeiros maranhenses são vistas como exemplos de resiliência e esperança, mostrando que, apesar das adversidades enfrentadas na luta contra a devastação do ecossistema, cada gesto conta. Os militares também estão na operação contra as queimadas na região amazônica.