Geral Maranhão
Governo alerta para controle e prevenção da raiva animal e humana
Para comemorar o mês alusivo de controle da raiva, SES e Aged realizaram palestras com alunos do IFMA para conscientizar sobre a importância do com...
27/09/2024 21h38
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

Para marcar o mês alusivo de controle da raiva, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) realizaram um ciclo de palestras com alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), nesta sexta-feira (27), no campus de Caxias (MA). A ação conjunta reforçou o debate sobre a importância do combate à doença.

O evento contou com a participação de técnicos da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária em Saúde da SES, Secretaria Municipal de Saúde de Caxias, Senar, Aged São Luís e Caxias, que puderam compartilhar informações e orientações técnicas sobre aspectos relacionados à prevenção, diagnóstico e controle da raiva, tanto em humanos quanto em animais.

O presidente da AGED, Cauê Ávila Aragão, que também é do município de Caxias, agradeceu a parceria da SES, na disponibilização dos imunizantes para cães e gatos, e da SEMUS de Caxias, que é muito atuante no controle das doenças. “A Aged trabalha na defesa da saúde animal e sempre fazemos questão de celebrar o Dia Mundial de Controle da Raiva com um evento que sirva para alertar e multiplicar as informações de prevenção”, afirmou. 

Responsável técnico do Controle da Raiva do Departamento de Zoonoses da SES, o veterinário Tiago Silva disse que está troca de conhecimento é importante para formar os futuros profissionais de zootecnia e técnicos agropecuários. “Este é um trabalho permanente e que precisa do apoio de todos na prevenção, como vacinação de cães e gatos, e comunicação de casos suspeitos”, afirmou. 

Para a aluna de agropecuária, Ana Luiza de Almeida, de 16 anos, e moradora de Caxias, a palestra contribuiu para aumentar seus conhecimentos. “A gente viu como é importante vacinar cães e gatos para proteger os animais, e a gente também”, afirmou.

Jessica Mariana da Silva, de 18 anos, também estudante de agropecuária, disse que foi importante participar do evento. “Sempre fazemos trabalhos sobre combate à doença e a raiva é uma que precisa sempre ser combatida porque, em quase todos os casos, a pessoa morre”, justificou a estudante. 

Estavam ainda presentes no ciclo de palestras o coordenador da unidade de vigilância da Zoonoses de Caxias, Natanael Reis; o fiscal da Aged, Erick Kamakura, e o chefe do Departamento de Ensino do IFMA, José Ribamar Muniz. 

Raiva
A raiva é uma doença transmita por um vírus que acomete o sistema nervoso central, causando sintomas como fotofobia, hidrofobia, agressividade, salivação excessiva, dentre outros. É transmitido através da mordedura ou arranhadura de mamíferos com o vírus rábico presente em sua saliva. 

Apenas os cães e gatos podem ser vacinados durante as campanhas de vacinação animal realizadas pelos municípios. A medida tem como objetivo evitar a positividade nestes animais, protegendo assim tanto a população animal quanto a humana.