Educação Piauí
Centro celebra Dia Nacional do Surdo com gincana e festa para estudantes
Recentemente, o Centro de Capacitação da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez passou por uma reforma, ampliação, modernização e climatizaçã...
26/09/2024 15h30
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Piauí

Pais, mães, responsáveis, professores e alunos do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizado no bairro Piçarra, zona sul de Teresina, participaram, nesta quarta-feira (25), da I Gincana Surda do CAS, atividade em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado nesta quinta-feira (26).
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Na oportunidade, os estudantes foram divididos em duas equipes: “Guerreiros Surdos” e “Sinaliza e Vence”. Na ocasião, foram disputadas provas de conhecimentos específicos da linguagem em libras e de aspectos culturais. Atualmente, a unidade atende 52 alunos surdos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Para a diretora do Centro, Rachel Pereira, a atividade coroa uma metodologia de ensino e inclusão de alunos e familiares na comunidade escolar. “É uma forma que a gente tem não só de interagir, mas também de fazer uma avaliação do aprendizado desses alunos surdos. A gente trabalha tanto a família, quanto os alunos e os profissionais da unidade”, avaliou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Estudante do Centro de Capacitação, Maria Vitória contou, em libras, da satisfação em poder celebrar junto aos amigos de escola e familiares. “Foi ótimo, muito legal, mesmo. Gostei muito, foi uma novidade. Adorei participar do desfile e foi muito importante essa comemoração para o Dia do Surdo, estou muito feliz”, garantiu a jovem.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

Ao fim da competição, vencida pela equipe Guerreiros Surdos, todos os presentes puderam confraternizar com um bolo em comemoração ao Dia Nacional do Surdo e um lanche especial, distribuído pela equipe do CAS. 


Foto: Reprodução/Secom Piauí

Sobre o CAS

O CAS promove a Educação Bilíngue por meio da Formação Continuada com o Curso de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Curso de Libras (Intermediário), Curso Prático de Libras, Curso de Formação Tradutor Intérprete de Libras (TILS), Curso de Formação de Instrutores para Surdos (FIS), Curso de Libras Avançado para a Comunidade Geral, Curso de Formação de Professores Bilíngues em Português, Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado (para professores das salas multifuncionais) e Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular da UFPI (Letras – Libras).

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

“O Centro é uma ferramenta educacional essencial para a promoção de atividades escolares e o desenvolvimento de ações comunicacionais de inclusão dos surdos nas diversas atividades sociais”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

O CAS também realiza a formação dos professores que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), espaços voltados para estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação. O objetivo é ofertar espaços para que os estudantes possam viver o ambiente escolar de maneira plena.

Reforma, ampliação, modernização e climatização

Recentemente, o Centro passou por uma reforma, ampliação, modernização e climatização, melhorando substancialmente sua infraestrutura, em um investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), de quase R$ 2 milhões. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

“A ampliação também nos proporciona um maior número de vagas nas formações em libras. Antes, nós conseguimos atender uma média de 300 pessoas. Hoje, nós quase dobramos esse atendimento. Vamos para 560 vagas dos cursos de formação em libras”, pontuou a diretora Rachel Pereira.

A unidade conta agora com salas de aula modernas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, estúdio de gravação, além de salas especiais para psicoatendimento (Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia) e para núcleos de Convivência e de Apoio à Família.