Com o início dos estudos da sondagem geotécnica das fundações, nessa terça-feira (23), às margens do Rio Paraíba, o Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), está começando, oficialmente, os primeiros movimentos para construção da Ponte do Futuro, entre os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Também já foram iniciadas as sondagens para a construção do viaduto sobre a linha férrea.
O engenheiro Igor Girardi, da construtora A Gaspar S.A, que lidera o Consórcio Jampa, na Paraíba, explicou que por meio da sondagem serão determinadas as características do subsolo (composição das camadas, resistência, espessura das camadas do solo e da rocha) e a presença de materiais, como argila, areia ou cascalho. “Isso é crucial para o projeto de fundação, pois permite ao projetista compreender a capacidade de suporte do solo e a profundidade necessária dos elementos de fundação da ponte; garantindo a segurança e a estabilidade da estrutura”, complementou.
Nesse primeiro momento, os estudos estão sendo feitos por apenas uma equipe, mas em outubro mais uma equipe chegará ao local para acelerar o processo. Com a utilização de duas equipes, Igor Girardi observou que a fase inicial será concluída em, aproximadamente, cinco meses. Depois da sondagem, o projetista faz o projeto de fundação para iniciar as obras de construção da infraestrutura da ponte.
Ao visitar o local da obra, o diretor de Operações do DER, engenheiro Armando Marinho, disse que o Governo do Estado está começando a obra mais importante de mobilidade urbana para a região metropolitana de João Pessoa. “Com essa obra, o tráfego de caminhões pesados vai deixar de ser feito através da BR-230, sendo transferido para a Ponte do Futuro, retirando, também, o trânsito urbano de mais de 700 veículos por dia da área interna de João Pessoa”, assegurou o dirigente.
Para José Cardoso de Oliveira, que mora nas proximidades da futura ponte, “a obra do Governo do Estado vai valorizar ainda mais toda aquela região, trazendo mais estabelecimentos comerciais, bem como residenciais. Haverá mais segurança por causa da grande movimentação de veículos circulando na área”.
Além de toda a equipe técnica especializada, a empresa já colocou na área da obra todo o equipamento necessário para a execução dos serviços iniciais.
O diretor de Planejamento e Transportes, o engenheiro José Arnaldo Souza Lima, garante que “todas as providências para a fase inicial da obra, especialmente das licenças ambientais, estão sendo tomadas. Também estão sendo providenciadas as desapropriações ao longo do trecho, visando facilitar a execução dos trabalhos”.
Ponte do Futuro - As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo. O projeto consiste na construção das duas pontes. A primeira com 2 km ligando a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 metros, pista de passeio com 3,3 metros, ciclovia de 2,5 metros e acostamento de 2,5 metros. A segunda ponte terá uma extensão de 420 metros e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena; terá, ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros, cujos trabalhos de fundações já foram iniciados.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 Km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.