Na noite dessa sexta-feira (24), 31 policiais militares concluíram o 1º Curso de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco (CPAAR) do 8º Batalhão da Polícia Militar. A solenidade de formatura ocorreu na Arena North Star, no município de Colatina.
Durante o evento, os formandos receberam os certificados e brevês que foram entregues por seus superiores e familiares. Houve também a premiação dos três primeiros colocados e a apresentação do Gabinete de Instrução, com todos os 11 instrutores, que receberam elogio de seus comandantes por liderarem um curso de tamanha importância institucional, transmitirem conhecimento técnico e prático aos participantes, preparando-os para encarar ocorrências com elevados patamares de complexidade.
Na oportunidade, foi transmitido também um vídeo com os principais momentos do CPAAR e disponibilizado um coffe break aos presentes.
O comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Giglielmo Pinheiro agradeceu imensamente a compreensão e o apoio dos familiares, que foram imprescindíveis para que os policiais permenecessem fortes e inabaláveis durante o curso. Aproveitou para parabenizar os militares por buscarem aprimoramento, qualidade técnica, doutrina e resistência em situações de risco, elevando o nível de preparação da tropa.
Na sequência, o comandante do 4º CPOR, coronel Joaquim Pio da Silva exaltou a abdicação e a perseverança dos que lutaram até o fim. "Uma tropa bem treinada evita efeitos colaterais. Quem ganha é a sociedade capixaba", completou.
Por fim, o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, pontuou o quão desafiadora é a profissão policial militar, especialmente diante da complexidade de algumas ocorrências que exigem preparo psicológico, físico e treinamentos constantes. Além disso, falou da importância de existir um suporte logístico, de equipamentos, viaturas e armamentos tecnológicos, que oferecem segurança ao serviço policial.
"Hoje a Polícia Militar conta com os melhores armamentos e equipamentos de proteção do mundo, com as mais avançadas tecnologias capazes de dar condições ao nosso policial de evoluir em terrenos onde exista atuação de facções. Parabéns aos formandos, por esse importante marco em suas carreiras e por estarem cada vez mais comprometidos com a segurança da nossa sociedade", finalizou o oficial.