Durante visita à Maternidade Humberto Coutinho e ao Hospital da Criança, na cidade de Colinas, no último sábado, 21, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, afirmou que os investimentos intensificados na rede estadual de saúde, durante o governo Carlos Brandão, têm causado impacto direto na vida dos maranhenses. “Estamos avançando. Já vemos resultados como o fortalecimento da atenção primária e da rede materno-infantil”, destacou.
Em passagem pela cidade, o secretário esteve nos equipamentos públicos da rede estadual de saúde, e destacou a importância da parceria entre os entes estadual e municipal com foco na promoção da assistência em saúde de qualidade. “Priorizamos a saúde, e por isso quero ver todas as unidades da nossa rede cumprindo o seu papel cada vez melhor, e quem vai sempre ganhar com isso é a nossa população. Além disso, é fundamental ampliar o diálogo com a gestão municipal”, frisou o titular da SES.
A Maternidade Humberto Coutinho e o Hospital da Criança de Colinas oferecem serviços essenciais e complementares à população de 15 municípios da região do Médio Sertão Maranhense. As unidades são referências em atendimento especializado, com foco na saúde materno-infantil e no cuidado pediátrico.
Na maternidade, a comitiva da SES visitou os setores do ambulatório de alto risco, o alojamento conjunto (Alcon), enfermaria e o quarto pré-parto, parto e puerpério (PPP). A unidade oferta atendimento 24 horas com suporte completo às gestantes, desde o pré-parto até o puerpério, com serviços humanizados e estrutura avançada.
Entre os serviços oferecidos estão emergências obstétricas, triagem neonatal, que envolvem desde o teste do pezinho, a orelhinha, coraçãozinho e linguinha. Além disso, são ofertados exames complementares de ultrassonografia, tomografia, ultrassom e análises clínicas.
Raíssa Pereira da Silva, de 20 anos, teve o primeiro filho, Jeferson, na Maternidade Humberto Coutinho. "Agora que eu estou vendo ele, o sentimento é maravilhoso. Ele foi muito esperado, porque foi uma gravidez planejada. O acolhimento está sendo muito bom aqui. As enfermeiras são maravilhosas também. Cuidam muito bem da gente”, afirmou.
Vanessa Barbosa da Silva, de 26 anos, é natural de São Domingos da Azeitão, está com 37 semanas de gestação, e aguarda terminar o tratamento de uma infecção urinária para ter a criança. "Aqui, eles são bem atenciosos. Estou tranquila, calma e aliviada", disse.
A diretora geral da Maternidade Humberto Coutinho, Maria de Lourdes Lopes, destacou que o equipamento materno-infantil tem sido fundamental para atender as demandas de UTI neonatal. "Hoje, a mãe não precisa mais ser transportada para São Luís com o seu recém-nascido ou bebê prematuro, porque agora é tudo resolvido na maternidade. Também temos o pré-natal de alto risco, que é de suma importância para a região, sendo um grande avanço para a saúde do Maranhão", destacou.
No Hospital da Criança, o secretário Tiago Fernandes visitou a ala onde ficam os leitos de enfermaria. O equipamento hospitalar oferece uma estrutura completa para atendimento pediátrico de urgência e emergência, com 30 leitos, incluindo leitos de semi-intensiva. No local, os pacientes têm acesso a atendimentos ambulatoriais e cirurgias pediátricas, incluindo exames de imagem e análises clínicas.
O conselheiro tutelar João Victor Silva Feitosa, de 27 anos, esteve com a esposa, Andressa Bezerra, de 28 anos, para levar o filho, Pedro Henrique, de dois anos, para consulta pediátrica devido inflamação no olho direito. "Para a realidade que era outrora, mudou bastante e a gente tem um atendimento muito melhor", afirmou.
Acompanhando a visita, o diretor geral do Hospital da Criança de Colinas, Carlos Eduardo Assunção, comentou sobre a importância do equipamento para região. "Hoje, nós temos as cirurgias pediátricas, que são de suma importância, pois as crianças antes não tinham como realizar essas cirurgias na região. Ficamos felizes porque estamos atendendo a necessidade da população de Colinas e região", frisou.
É o caso do Pedro Lago, de três anos, que irá se submeter a cirurgia urológica para correção de má formação congênita no órgão sexual. Ele e a mãe, Jayane Reis Lago, de 30 anos, são naturais de Bacabal. "Essa é a primeira vez que estamos recebendo atendimento aqui, e está sendo muito bom. A gente é bem acompanhado, o médico vem toda hora ver se estamos precisando de alguma coisa. A gente nunca fica só", pontuou.
Neste ano, o Hospital da Criança de Colinas ampliou os serviços especializados ao garantir atendimento em saúde mental infantil, por meio do serviço ambulatorial de Psiquiatria para diagnóstico geral e infantil de pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento, como transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e epilepsia. A unidade também oferta treinamento parental e intervenções precoces.
Além dos exames necessários para esse tipo de assistência especializada, os pacientes com suspeita de algum transtorno, ou que já diagnosticados, são beneficiados com exames de eletrofisiologia (eletroencefalograma) que auxiliarão na investigação de diagnóstico de epilepsia.
Também participaram da visita às unidades a prefeita de Colinas, Valmira Miranda, a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho; secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão; o secretário adjunto de Administração e Engenharia da SES, Hugo Ferro; a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; a secretária adjunta de Finanças da SES.