Cultura Tocantins
Durante a Feira Nacional de Artesanato, Governo do Tocantins debate perspectivas e fortalecimento do setor no Estado
Participação de artesãos em feira internacional e prospecção para implantar laboratório do artesanato no estado foram assuntos da reunião ocorrida ...
23/09/2024 10h32
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Tocantins

Com foco nas perspectivas sobre a profissionalização e o fortalecimento do artesanato do Tocantins, O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vem dialogando com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte quanto à viabilidade de implantar no Tocantins um laboratório de inovação do artesanato, nos moldes dos que já existem em alguns estados brasileiros. A Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que ocorre até o dia 29, em Fortaleza/CE, foi o cenário de reunião ocorrida entre a secretária-executiva da Secult, Valéria Kurovski com a coordenadora nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Ellery e a coordenadora-geral de Acesso ao Mercado, Daniela Vasconcelos. Também participaram a analista da Secult, Savana Sanches; e a coordenadora estadual do PAB, Núbia Cursino.

O laboratório de inovação do artesanato está sustentado em três pilares: a história e tradição do Estado, o resgate das técnicas ancestrais e a aplicação da inovação tecnológica para atrair os jovens para o setor. O laboratório irá atuar, também, na formação do artesão como gestor de sua própria carreira.

“Ao se falar de cultura, também falamos de desenvolvimento econômico e, para isso, é preciso que o artesão saiba gerir o próprio negócio, porque ao mesmo tempo que ele é um artista, é também um empreendedor. Então o laboratório é a soma da gestão técnica e da gestão operacional do negócio”, explicou a coordenadora nacional do Programa do Artesanato Brasileiro, Ana Beatriz Ellery.

Para Valéria Kurovski, a pauta é de extrema importância para o setor que vem ganhando cada vez mais evidência no cenário nacional. “O Governo do Tocantins, por meio da Secult, tem se destacado como forte parceiro do PAB Nacional, ao participar de todas as feiras nacionais com artesãos selecionados por edital de chamamento. O desempenho dos nossos artesãos nas feiras e o forte apoio do Governo têm chamado a atenção do PAB, que enxerga no Tocantins grandes possibilidades de investimentos para o setor”, destacou a secretária-executiva que representou o secretário da Cultura Tião Pinheiro na Fenacce.

Expoartesanias

De 4 a 17 de dezembro, ocorre em Bogotá, capital da Colômbia, a feira internacional Expoartesanias, uma feira de artesanato latino-americana que busca promover a conservação e a promoção da cultura tradicional.

Peças de artesãos de várias partes do Brasil serão expostas e comercializadas no evento, por meio da Apex do Brasil, com apoio institucional do PAB, via Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, na mobilização dos coordenadores estaduais para que encorajem os artesãos a participar.

“A Expoartesanias homenageia o Brasil nesta edição e estamos orgulhosos de sermos representados internacionalmente através da nossa identidade artesanal”, comenta a coordenadora-geral de Acesso ao Mercado, Daniela Vasconcelos.

O Tocantins tem vários artesãos inscritos através de manifesto de interesse lançado pela Apex Brasil, visando enviar peças de artesanato para fins de exposição e comercialização na feira. O resultado da curadoria deve ser divulgado nos próximos dias.

Para a coordenadora estadual do PAB Núbia Cursino, a possibilidade do artesanato produzido no Tocantins participar de um evento internacional mostra a importância que o setor vem ganhando fora do Estado. “É assim que conseguimos exportar o Tocantins para o mundo e mostrar as nossas belezas artesanais com as diversas matérias-primas que temos, além de garantir a promoção da nossa cultura”, avaliou.

Além da participação do Brasil na feira, e visando conhecer de perto as experiências bem-sucedidas da Colômbia nas ações de fortalecimento do artesanato daquele país, o PAB Nacional pretende realizar, também, visitas técnicas com as coordenações estaduais a alguns dos laboratórios colombianos. “Vamos analisar com carinho a participação do Tocantins nessa missão internacional do PAB, pois é propósito da Secult implantar um laboratório no Estado em 2025”, afirmou Valéria Kurovski.

A secretária-executiva aproveitou a reunião em Fortaleza para fazer pessoalmente o convite à coordenação nacional do PAB para a 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), marcada para os dias 28 de novembro a 1° de dezembro, em Palmas. A feira integra o conjunto de ações da Secult para fortalecer a atividade no Estado. Além da exposição e comercialização do artesanato local, a Fenartto contará com programação diversificada, que inclui atrações artísticas, cozinha show, desfiles e painéis temáticos, além do 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins e do 1º Salão deArtesVisuais.