O Ministério do Turismo prorrogou até o dia 7 de maio o prazo para inscrição nos cursos de “Especialização Técnica em Atrativos Culturais e “Especialização Técnica em Atrativos Naturais”. As qualificações, realizadas em parceria com Universidade Federal de Tocantins (UFT), são voltadas para os guias de turismo das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Ao todo, estão sendo ofertadas 400 vagas, que serão distribuídas para os dez estados que compõem as regiões e o Distrito Federal.
Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o objetivo é preparar os profissionais para receber bem os turistas. “Temos visto a procura crescente dos turistas nacionais e internacionais pelos destinos de natureza e que se destacam em atrativos culturais. Estes cursos buscam desenvolver a expertise dos nossos trabalhadores para bem atender os turistas, contribuindo, assim, para um turismo de excelência para os brasileiros e, também, estrangeiros que nos visitam”, disse.
Para efetivar a inscrição, fique atento(a) à documentação solicitada e tenha em mãos documentos de identificação, como RG e CPF. Conheça os requisitos completos acessando o edital AQUI .
Dividido em quatro módulos, os cursos terão duração de aproximadamente cinco meses e possuem carga horária total de 200h, sendo 160h de teoria, realizado totalmente a distância (EaD), e 40h de aula prática (realizada pelo cursista, a partir das orientações estabelecidas no módulo, e postadas no ambiente, evidenciando o momento de prática que ele desenvolveu em sua localidade).
O objetivo do curso é aprimorar as competências profissionais do guia de turismo regional para atuar como facilitador entre turistas e destinos turísticos, interpretando atrativos, promovendo uma mediação cultural e focando na excelência da prestação de serviços e no atendimento aos turistas.
As aulas estarão disponíveis na plataforma AVA Moodle, exclusiva do curso ANCTUR (Projeto de Especialização Técnica em Atrativos Naturais e Culturais em Turismo), onde o cursista terá acesso a todo o conteúdo de forma livre, seguindo a trilha pedagógica.
MAIS QUALIFICAÇÃO- Colocando em prática o plano de 100 dias, o MTur segue firme com o projeto de qualificação dos profissionais de turismo, traçando parcerias com instituições públicas e privadas e desenvolvendo os conhecimentos necessários para atuar no mercado de trabalho.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Mín. 18° Máx. 26°