No Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria da Saúde (SES) destaca a realização da Jornada sobre Demências, em 27 de setembro, no Teatro Moacyr Scliar, localizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), das 9h às 17h.
A programação vai apresentar painéis abordando as perspectivas da rede de atendimento, do usuário, do profissional de saúde, do cuidador e da pesquisa. Além da participação de convidados que discorrerão sobre o tema, também será lançado o Plano Estadual de Cuidado Integral em Demências, instrumento social pioneiro no Brasil e que servirá de base para a consolidação da política pública.
Durante a jornada será entregue, ainda, uma cartilha sobre os direitos da pessoa idosa organizada pela Defensoria Pública, em parceria com as secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social. A cartilha será distribuída no evento e faz parte das ações do Comitê Gestor, previstas no Plano Estadual.
Os participantes também receberão o Estatuto da Pessoa Idosa e outros materiais informativos elaborados pelas instituições que compõem o Comitê Gestor do plano.
O evento é promovido em parceria com o comitê, que é formado por 27 instituições e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Iluminação roxa representa a doença
Diversos prédios estarão iluminados com luzes roxas em Porto Alegre neste 21 de setembro para expressar apoio ao Dia de Conscientização da Doença de Alzheimer, A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade civil, de entidades públicas e privadas de saúde e de profissionais da área sobre a doença.
O Palácio Piratini, o Museu do Trabalho, o Chalé da Praça XV, o Mercado Público, o Museu da Brigada Militar, a Pinacoteca e o Monumento do Expedicionário serão iluminados com a luz roxa.
Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom
Mín. 20° Máx. 29°