Um total de 541 alunos de oito escolas da zona rural de São Luís consagraram sua participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) durante uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), na Igreja Batista do Angelim. O evento celebrou a conclusão das atividades do programa, que é uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública, executada pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA).
Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, destacou o papel transformador do programa. "São mais de 540 alunos formados através do Proerd, um programa da Secretaria de Segurança Pública, realizado pela Polícia Militar, que orienta os alunos a escolher o melhor caminho para a vida, evitando drogas, fazendo as melhores escolhas para o seu futuro e direcionando para uma vida de tranquilidade e de paz social".
O Proerd, adaptado ao contexto brasileiro após ter sido criado nos Estados Unidos na década de 1980, se consolidou como uma referência no combate às drogas, promovendo valores de cidadania e responsabilidade entre jovens. Durante 22 anos de execução do programa no Maranhão, mais de 450 mil alunos já foram formados.
O comandante-geral PMMA, coronel Paulo Fernando, reforçou a importância da formação no desenvolvimento dos futuros cidadãos: "Estamos entregando à sociedade maranhense mais 541 alunos do Proerd, formados na filosofia do não às drogas e à violência, além de transmitir valores essenciais para a vida, formando cidadãos preparados para construir um futuro melhor. É uma parceria entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias. Parabéns aos proerdianos".
A comandante de Segurança Comunitária da PMMA e coordenadora estadual do Proerd, tenente-coronel Edhyelem Almeida, destacou a continuidade das ações de prevenção por meio do programa, que já formou centenas de milhares de crianças no Maranhão. "Este é o segundo ciclo de capacitação do Proerd na região metropolitana de São Luís, em especial nas escolas da nossa zona rural. São mais de 500 crianças nesse segundo ciclo dizendo não às drogas, e sim à vida", ressaltou.
Além dos ensinamentos preventivos, o Proerd possibilita uma aproximação entre os alunos e as forças de segurança, criando um ambiente de confiança mútua. Um dos alunos formados, Débora Silva, 11 anos, da Unidade de Educação Básica Amaral Raposo, na comunidade de Pedrinhas, afirmou com entusiasmo: "O Proerd é um programa muito legal e nos ajudou muito. Eu e meus amigos ficamos muitos felizes de ter o Proerd em nossa escola".
Valquilene Oliveira, mãe de um dos alunos formados pelo Proerd no segundo ciclo do programa na região metropolitana de São Luís este ano, falou da felicidade em ver o filho e as demais crianças participando da formatura. “Esse é um projeto muito importante para as nossas crianças. Ele incentiva a um mundo melhor, a um futuro melhor. Ver que elas aprenderam a dizer não às drogas e à violência nos deixa muito felizes”.
Sobre o Proerd
O Proerd trabalha educação contra as drogas com alunos das séries iniciais, 5° e 7° anos do ensino fundamental. As atividades nas escolas incluem aulas, palestras e ações sociais durante o período letivo. As ações auxiliam os alunos e policiais no desenvolvimento de lições, oferecendo estratégias preventivas para a comunidade escolar.
Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.