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Seduc lança 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática da Rede Estadual
  A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quinta-feira (19), a 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática da Rede Pública Est...
19/09/2024 20h00
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta quinta-feira (19), a 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática da Rede Pública Estadual (OPMAT). O certame foi apresentado em evento no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE), com a presença da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes; do diretor do FormaCE, Ronaldo Glauber de Oliveira; e do Cientista Chefe da Educação, Jorge Lira. A ação faz parte do Projeto Mais Aprendizagem Matemática, que integra o Programa Ceará Educa Mais, no campo do incentivo à valorização e ao desenvolvimento dos docentes por meio de eventos científicos e pedagógicos.

A 1ª OPMAT é uma atividade colaborativa entre professores de Matemática do Ensino Médio, com o apoio do Programa Cientista Chefe da Educação e da Universidade Federal do Ceará (UFC), e coordenada pelo FormaCE. O concurso visa aprimorar as competências pedagógicas dos professores por meio da troca entre pares, incentivando a inovação e a criatividade no ensino, e possibilitando reflexões sobre a relação dos conteúdos matemáticos com o contexto no qual o estudante está inserido.

A participação na 1ª OPMAT será realizada em equipe, e cada escola poderá ser representada por uma equipe composta por até cinco professores de Matemática, sendo vedada a participação individual.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada por meio do link https://forms.gle/i4MAMRcJEJt1xGsi9 , até o dia 1º de outubro de 2024.

A 1ª OPMAT é composta de duas etapas. Cada etapa é dividida em duas fases, sendo a última fase da última etapa dividida em duas rodadas. Para mais informações, acesse o regulamento.

“Organizamos uma olimpíada por área, para que os professores possam construir uma cultura colaborativa, rever os saberes, e com isso consigamos melhorar os indicadores de aprendizagem de matemática nas nossas escolas. O acesso ao conhecimento ajuda os estudantes a resolverem problemas complexos, de raciocínio lógico, e a desenvolverem habilidades muito importantes para o século XXI, sendo um componente curricular essencial”, destaca Jucineide.

Ronaldo Glauber enfatiza que a competição irá proporcionar uma série de ideias inovadoras para o ensino nas escolas estaduais. “É uma olimpíada que tem contexto diferenciado, porque busca nas suas estratégias potencializar o diálogo, a interação entre o grupo e o trabalho coletivo. Haverá produção de material que será disponibilizado para toda a rede, enriquecendo assim o banco de opções para os professores e facilitando o processo de aprendizagem para os alunos”, esclarece.

“Muitos pensam o certame como uma olimpíada de matemática. Mas se trata de uma olimpíada de ensino da matemática. Ainda temos desafios em relação ao ensino e à aprendizagem deste componente, mas há um esforço acumulado de diversos profissionais, que têm desenhado projetos, intervenções pedagógicas, produção de materiais, avaliações formativas, entre outras atividades, que precisam ser reconhecidas e difundidas nas escolas. Longe de ser algo que fica apenas critério da competição, a olimpíada auxilia na divulgação de boas práticas”, pontua Jorge Lira.

Prêmios

As quatro equipes premiadas com medalha de ouro serão contempladas com visita guiada ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com sede no Rio de Janeiro e participação no Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem), no mês de julho de 2025.

As quatro equipes premiadas com medalha de prata serão contempladas com uma visita guiada no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), em Campinas-SP.

As oito equipes premiadas com medalha de bronze serão contempladas com a participação no 8º Simpósio Nacional da Formação de Professores de Matemática, promovido pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat), em local a ser definido.

Reconhecimento

A manhã também foi marcada pela cerimônia de premiação dos medalhistas de prata e bronze da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr 2024), de nível nacional.

A OPMbr 2024 visou reconhecer professores que se destacam no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e na excelência acadêmica. Nesta edição, os professores Clairton Lourenço Santos (EEM Monsenhor José Augusto da Silva) foi condecorado com a medalha de prata, enquanto os professores Breno Ricardo Oliveira Marques (EEM Dragão do Mar), Carlos Antônio Marques de Sousa (EEFM Poeta Patativa do Assaré), Francisco Antonio dos Santos Junior (EEF Francisco Ottoni Coelho), João Firmino Alves Neto (EEM Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota) e Raphael Gomes Vale (EEEP Marwin) receberam a medalha de bronze.