Nesta quinta-feira, 19, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) foi homenageada durante o Encontro da Central de Transplantes com os Serviços de Transplantes do Pará, realizado no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA). O evento contou com a presença de autoridades da área da saúde e foi marcado pelo reconhecimento das contribuições da Hemopa para o Sistema Estadual de Transplantes.
O presidente do Hemopa, Paulo André Castelo Branco Bezerra, foi agraciado com a menção honrosa pela excelência da gestão à frente da instituição, destacando o compromisso da equipe em salvar vidas.
"Hoje é com imensa honra que represento a Fundação Hemopa nesta ocasião tão especial ao receber esta menção honrosa. Este reconhecimento é o reflexo direto do trabalho incansável e comprometido de toda a nossa equipe, especialmente dos Laboratórios de Imunogenética e Triagem de Doenças Transmissíveis, que têm desempenhado um papel essencial no avanço do Sistema Estadual de Transplantes. Desde 2019, contribuímos para mais de 202 transplantes renais. Esse feito só foi possível graças à dedicação incansável de nossa equipe técnica e à estreita colaboração com nossos parceiros na área da saúde. Seguiremos firmes na missão de salvar vidas, inovando e fortalecendo parcerias em prol da saúde pública no Pará", ressaltou o titular do Hemopa.
As servidoras Patrícia Danin Jordão de Souza, do setor de Sorologia, e Patrícia Jeanne de Souza Mendonça Matos, do Laboratório de Imunogenética, também foram homenageadas por suas relevantes contribuições nas áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em compatibilidade para transplantes renais e de medula óssea.
Nos últimos seis anos, o Hemopa tem se consolidado como referência na realização de exames de compatibilidade para transplantes. Entre os marcos atingidos, destaca-se a realização de 30.804 exames, o atendimento a 1.924 pacientes renais e de medula óssea, e a avaliação de 23.758 candidatos à doação de órgãos e tecidos. Em 2024, até o momento, a fundação já atende 617 pacientes, distribuídos em 36 clínicas de diálise e 5 centros transplantadores em todo o estado.
O evento também marcou o lançamento do folder “Doação de Órgãos - Perguntas e Respostas sobre Doação e Transplantes” e a criação da Organização de Procura de Órgãos da Região Metropolitana de Belém (OPO/RMB), além de abrir as discussões para o I Congresso Amazônico de Transplantes, previsto para 2025.
Sobre o Hemopa - A Fundação Hemopa é responsável pela captação, processamento e distribuição de sangue e componentes sanguíneos no estado do Pará. Além de sua atuação direta na área de transplantes, a instituição é pioneira em projetos de inovação que buscam expandir os serviços de saúde em todo o estado.