A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) São Bento, localizada na cidade de São Bento, na 8ª GRE, é destaque no Programa Desafio Nota Mil 2024, no tema “A cultura de paz no trânsito: desafios e possibilidades da mobilidade urbana no Brasil”. A escola obteve reconhecimento de excelência em redação, com duas estudantes ocupando as 1ª e 2ª colocações no ranking regional, entre 442 redações enviadas.
Em 1º lugar ficou a estudante Maria Andrielly Mariz da Silva, de 17 anos, que está cursando a 3ª série do ensino médio. Maria Andrielly alcançou 960 pontos e tem como Projeto de Vida ser professora de Matemática. O 2º lugar foi para a estudante Jamilly Garcia Maia, de 16 anos, aluna da 2ª série, que também conquistou 960 pontos. Jamilly tem como objetivo cursar uma faculdade na área da saúde.
Além dessas conquistas, a ECIT São Bento teve outros resultados expressivos: 12 alunos alcançaram 920 pontos, 19 estudantes obtiveram 880 pontos, 15 atingiram 840 pontos, 8 estudantes alcançaram 800 pontos, 6 alunos conquistaram 780 pontos, 4 alunos obtiveram 740 pontos, e outros 4 alcançaram 680 pontos. No total, 82 redações foram enviadas pela escola para o Programa.
A estudante Maria André Marista Silva, do 3º ano turma Administração B, conta que o desafio ajudou muito com a escrita e com a argumentação na redação. “E isso vai me levar a um resultado muito bom no Enem”, detalha. Ela ainda foi premiada com um notebook. Já a estudante Jamile Garcia Maia, do 2ª ano, diz que o Desafio Nota Mil é importante pois estimula as pessoas a buscar conhecimento, além de ser uma forma de impulsionar os jovens a realizarem o Enem. “Também amplia os conhecimentos sobre várias áreas importantes do nosso dia-a-dia, como saúde, tecnologia, educação. Assim, ele acaba ajudando os alunos a desenvolver o maior aprendizado e experiência nos textos dissertativo e argumentativos”, explica Jamile.
A premiação dos estudantes contemplados acontecerá no próximo dia 25 na cidade de Patos.
Esse resultado reflete o trabalho da equipe de escola com destaque para os professores de Língua Portuguesa, Daliane Lucena, Wisley Kid e Andreia Vieira, que incentivaram os alunos a participarem do programa e deram todo o suporte necessário para o desenvolvimento das habilidades de escrita. A gestão escolar também teve um papel fundamental, acompanhando e incentivando os estudantes ao longo de todo o processo.