Na noite desta segunda-feira (16), foi realizada a formatura do IV Curso de Patrulhamento em Área de Alto Risco (CPAAR) do 1º Batalhão. A cerimônia ocorreu na sede da unidade operacional, em Vitória, e reuniu autoridades militares, civis e familiares dos formandos, celebrando a conclusão de uma jornada desafiadora.
Ao todo, 21 formandos, entre homens e mulheres da PMES, PMBA, Polícia Civil e Polícia Penal, concluíram o curso após enfrentarem intenso desgaste físico e uma busca constante pelo aprimoramento de seus conhecimentos. Eles receberam o brevê que simboliza suas novas habilidades operacionais, além de disciplina, coragem e bravura, características essenciais para atuar em áreas de alto risco.
O gabinete de instrução do 1º BPM foi responsável por proporcionar aos participantes uma formação de excelência, capacitando-os para enfrentar uma ampla gama de situações operacionais, onde a estratégia é fundamental para o sucesso das missões. Durante o curso, foram ministradas 15 disciplinas específicas, incluindo Armamento e Equipamento, Doutrina de Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, Combate em Ambientes Confinados e Operações Aéreas, totalizando 190 horas de atividades intensas.
Após o término das instruções, destacaram-se como os primeiros colocados do IV CPAAR o aspirante Luan Alves dos Santos, o capitão da Polícia Militar da Bahia (PMBA) Jeferson Dourado Assunção e o aspirante Lucas Martins Gomes.
O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Costa Leite, parabenizou os formandos e seus familiares, desejando que a vibração apresentada ao longo das instruções seja despertada também a cada início do serviço policial em prol da sociedade. “Aos familiares dos formandos nosso muito obrigado por serem o apoio nos momentos mais difíceis das suas vidas. É um curso muito intenso que leva o policial a ficar longe de casa por um período, e ter esse apoio é muito importante”.
A formatura marcou o início de uma nova fase na carreira desses policiais, que agora estão preparados para enfrentar os desafios que as operações em áreas de alto risco exigem, sempre em prol da segurança e da proteção da sociedade, conforme destacou o comandante-geral, coronel Douglas Caus.
“Qualificar o nosso policial é a primeira coisa mais importante na formação. É garantir a nossa integridade física. Vocês vão sair aqui com a qualificação de altíssimo nível. Estamos investindo pesado, não somente no treinamento, mas na aquisição dos mais poderosos equipamentos para que vocês tenham a supremacia dos armamentos. O nosso armamento é muito mais preciso, muito mais moderno e está nas mãos de profissionais extremamente bem treinados”, finalizou o coronel Caus.