O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr Clementino Fraga realizará uma série de ações para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O evento tem início nesta terça-feira (17), dia instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para firmar o reconhecimento da segurança do paciente como uma prioridade global de saúde. Serão realizadas palestras, webnários, curso e um podcast sobre o assunto.
O tema trabalhado pelo Clementino Fraga será Diagnóstico Correto das IRAS para Segurança do Paciente. As IRAS são Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde adquiridas após a admissão do paciente no hospital. Elas também podem se manifestar durante a internação ou após a alta, desde que estejam relacionadas com a internação ou com os procedimentos realizados durante a internação.
Nesta terça-feira, acontece no auditório do Clementino Fraga, a partir das 8h, as palestras: Importância do diagnóstico Correto das IRAS e competência do NQSP (Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente); Critérios definidores de IRAS segundo Anvisa com aplicação prática de casos clínicos para identificação dos sinais e sintomas de IRAS; Estratégias e intervenções para prevenção de IRAS, Coleta de material microbiológico corretamente e seu impacto na segurança do paciente.
O primeiro Webinário do evento acontece ainda nesta terça, às 20h e terá como tema Prática médica no diagnóstico das IRAS: critérios definidores e exames necessários. A palestra será realizada pela presidente da CCIRAS- Camila Porpino Maia. Todos os interessados podem participar acessando o link https://meet.google.com/ngi-pdgw-vii .
Nos dias 23 e 24, funcionários do hospital farão o Curso de manejo do suporte básico e avançado de vida para segurança do paciente, que terá aulas expositivas, demonstrações práticas, simulação realística e discussão de casos clínicos. No dia 27, haverá o webinário Práticas Assistenciais no Contexto da Segurança do Paciente, ministrado pela enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do Clementino Fraga, Rebeca Rocha, para alunos de enfermagem.
Para encerrar as ações do Dia Mundial da Segurança do Paciente, no dia 1 de outubro acontece o podcast, no canal Enfermagem em Foco, no YouTube, com o tema Manuseio de Ferramentas de Gestão para Segurança do Paciente, às 20h. A entrevistada será a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Kariny Gardênya.
A coordenadora explicou ainda que as ações para a segurança do paciente no Clementino Fraga não ficam restritas às ações de celebração do Dia Mundial. “Nós trabalhamos diariamente as seis metas internacionais de segurança do paciente. Fazemos eventos constantemente, inclusive para integrar a família e o próprio paciente, pois eles são parte importante do processo. Recentemente lançamos uma cartilha sobre o assunto. O trabalho é contínuo e se mostra bastante eficaz”, assegurou.
O Complexo Clementino Fraga é referência para diagnóstico e tratamento de HIV/Aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase.