Geral Supremo Tribunal Fed
Ataque hacker afeta sistemas do STF e da Anatel por dias após decisão de Moraes suspendendo o X
O sistema do STF saiu do ar em diversos estados do Brasil na meia noite-noite do domingo 15
16/09/2024 11h28 Atualizada há 4 horas
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraíba

Os sistemas do Supremo Tribunal Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram alvo de um ataque hacker des do dia da decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o acesso à plataforma X.

O STF explicou que o ataque à instituição aconteceu nas ultimas semanas pelo hacker com o nome "Fmc" e que houve um grande prejuízo operacional. E também, chegou a deixar o sistema fora do ar por horas. A informação sobre o ataque foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada por CartaCapital.

Além disso, também foram relatados, neste sábado 14, ataques ao escritório de advocacia Barci de Moraes, ligado à família do ministro, e à Polícia Federal. Segundo a PF, o acesso aos serviços já foi restabelecido mas foi detectado comprometimento aos sistemas e acessos a dados da instituição. ...

Em nota, a Anatel informou que observou um aumento nos ataques após a decisão de Moraes, o que ocasionou instabilidades em seus sistemas, servidores e redes até o presente momento.

“Em resposta, a equipe de TI da Anatel agiu de forma contínua para mitigar os impactos e garantir a segurança das operações. Os sistemas foram restabelecidos, e medidas adicionais foram adotadas para fortalecer a infraestrutura de rede, assegurando a continuidade dos serviços prestados à sociedade”, disse.

O órgão explicou que o sistema foi alvo de um grande ataque hacker, e fizeram tudo que podiam.

“A equipe técnica do tribunal agiu rapidamente, retirando os serviços do ar, após horas os acessos foram normalizados mas com um grande prejuízo operacional ao Tribunal”, informou o Supremo.