Entre os dias 13 a 22 de setembro, o artesanato da Paraíba estará em exposição na Feira Nacional ExpoSanto, um dos maiores eventos de artesanato e economia criativa do Espírito Santo. O evento vai reunir cerca de500 artesãos na Praça do Papa, em Vitória, e espera receber um público de mais de 45 mil visitantes. A Paraíba estará representada através do bordado, arte renascença, crochê, arte em metal e tecelagem.
A ExpoSanto já acontece há 12 anos e, na última edição, contou com representantes de 18 estados. Este ano a Paraíba fará sua primeira participação com um stand de 18m², em parceria com o Sebrae, e levará 4 artesãos, oriundos de Alagoa Nova, Campina Grande, São Bento e João Pessoa. “É uma satisfação enorme para o artesanato paraibano conquistar novos espaços, dessa vez o Espírito Santo vai conhecer, e com certeza abraçar, a qualidade das nossas peças!”, afirma Ana Lins, primeira dama da Paraíba e presidente de honra do PAP - Programa do Artesanato Paraibano.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, reafirma a importância de ter a Paraíba ocupando cada vez mais espaços. “É muito bom para os artesãos, o artesanato local e para todo o Estado ter o nosso nome e a nossa arte divulgada em todas as feiras. A Paraíba segue crescendo, ganhando cada vez mais visibilidade e isso gera um retorno muito positivo, com rodada de negócios, vendas e o próprio turismo, que movimenta outros segmentos, como hotelaria e rede de serviços”.
Esta é a estreia da Paraíba no mercado de artesanato capixaba, mas segundo a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, as expectativas são boas. “Estamos testando o mercado do Espírito Santo. Na nossa gestão, desde 2019, nunca antes estivemos no ExpoSanto em Vitória. As perspectivas são muito boas já que estamos levando 4 tipologias que representam muito bem a Paraíba e que o histórico da feira nos foi apresentado como positivo. Faremos bons negócios.”
O Sebrae é parceiro do Governo e auxilia os artesãos promovendo capacitações para aprimoramento dos negócios e facilitando a participação em eventos. Para o gestor de artesanato do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, o estado tem se destacado cada vez mais no cenário nacional. “Além de expressar uma riqueza cultural na Paraíba, no Brasil, e no exterior, através de cores, texturas e sabores, a participação nas Feiras representa uma renda extra para todos esses artesãos, além de contribuir diretamente para o fortalecimento da economia local.”