O governador Romeu Zema acompanhou, na noite desta quarta-feira (11/9), a apresentação da tradicional Vesperata de Diamantina.
Na ocasião, foi realizada uma edição especial do concerto para celebrar a trajetória e vida do ex-presidente Juscelino Kubistchek (JK).
Realizada a céu aberto na cidade do Vale do Jequitinhonha, a Vesperata também foi prestigiada por personalidades que serão agraciadas com a Medalha JK, como o governador do Estado de Tocantins, Wanderlei Barbosa.
A comenda será entregue nesta quinta-feira (12/9), dia que marca o nascimento do ex-político mineiro, há 122 anos.
Vesperata
A Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e símbolo da cultura do Brasil, já tendo sido premiada pelo Ministério do Turismo por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina.
O governador Romeu Zema acompanhou a apresentação pela primeira vez e ficou encantado com a beleza e a alegria da festa realizada no centro histórico.
“É uma grande satisfação estar aqui na Vesperata. Eu já estive muitas vezes em Diamantina e nunca coincidiu de ser no mesmo dia. Achei um espetáculo incrível e recomendo pra todos. Vale a pena vir”, convidou.
Tradição
Este é o 25º ano de realização da Vesperata. A edição desta quarta-feira foi a 13ª da atual temporada, que prevê 16 exibições em 2024, de abril a outubro. Uma delas, inclusive, foi inédita, no Palácio da Liberdade, realizada no início da semana .
Em cada apresentação, geralmente participam cerca de 80 músicos, integrantes das bandas da Polícia Militar de Diamantina e da banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz, da Prefeitura Municipal, além de convidados especiais.
Cada edição da Vesperata atrai público médio de 1,5 mil a 2 mil pessoas. A expectativa para toda a temporada, segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Diamantina, é a de que a cidade receba total de 20 mil turistas.
Mín. 20° Máx. 29°