Saúde Saúde
Hemorrede do Ceará renova certificação internacional de gestão da qualidade
Em 2021, o Ceará se tornou a primeira hemorrede do Nordeste a receber a certificação “ISO 9001” O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hem...
11/09/2024 10h17
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Ceará

Em 2021, o Ceará se tornou a primeira hemorrede do Nordeste a receber a certificação “ISO 9001”

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), renovou, por mais um ano, a certificação da International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) ISO 9001. O título é conferido a instituições no mundo todo que se destacam pela excelência e qualidade de seus processos e serviços, após análises de resultados e auditorias que indicam se os critérios da norma internacional foram atendidos.

A recertificação veio após nove dias de auditoria na sede do Hemoce, em Fortaleza, e nos Hemocentros Regionais, que tiveram seus processos de trabalho das áreas técnicas e administrativas avaliados pela auditora Sheila Canos, da empresa QMS Brasil. Durante a visita, vários setores foram acompanhados, nas áreas de Hemoterapia (atendimento do doador, laboratórios, processamento e distribuição, dentre outros), Hematologia (ambulatórios de transfusão, coagulopatias e hemoglobinopatias, Centro de Diagnóstico Clínico) e nos administrativos que dão suporte ao corpo técnico.

Com o reconhecimento, a Hemorrede do Ceará mantém o compromisso firmado em 2021, quando se tornou a primeira do Nordeste a contar totalmente com a certificação internacional de gestão da qualidade. A auditoria ocorreu entre os dias 26 de agosto e 5 de setembro, com o selo sendo renovado ainda no dia 5.

A auditora destaca a excelência do trabalho realizado pelo hemocentro cearense. “A certificação mostra a credibilidade que a instituição tem, tanto com seus pacientes e doadores, como diante de outros órgãos, mostrando que atende os requisitos de gestão da qualidade e de legislação. Avaliamos os setores desde o seu planejamento, realização, controle e melhorias dentro do processo. Mesmo estando distantes territorialmente, a qualidade e o padrão permanecem os mesmos em todas as unidades da Hemorrede Cearense”, pontua.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Com seis unidades, a hemorrede estadual atende cerca de 500 unidades de saúde nos 184 municípios cearenses

Para a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, a ISO 9001 veio para mostrar que os processos de produção e serviços estão adequados às normas internacionais. “O objetivo do Hemoce sempre foi ter o mesmo padrão de atendimento em todas as suas unidades e a certificação traz essa possibilidade, além de proporcionar a melhoria contínua dos processos de trabalho dos serviços de Fortaleza e do interior do Estado”, frisa.

Certificação

Desde 2012, o Hemoce é certificado pela norma ISO 9001 no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imuno-hematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. Em 2016, o escopo foi ampliado e, agora, abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza.

Em 2018, com uma atualização do selo, o Hemocentro de Fortaleza conquistou também a certificação dos equipamentos regionais de Sobral e Crato. Em 2021, foi a vez dos hemocentros de Iguatu e Quixadá, do hemonúcleo de Juazeiro do Norte e do CDC do Hemoce Fortaleza serem reconhecidos, tornando a Hemorrede do Ceará certificada.

O que é a ISO

A entidade de padronização e normatização foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, para manter a qualidade permanente de produtos e serviços por meio de um conjunto de ações preventivas.

A ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A função é promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade destes seja permanentemente melhorada. As diretrizes foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma organização deve tomar a fim de atender plenamente aos requisitos de qualidade total.