Melhorar o relacionamento entre as pessoas nas instituições para transformar o ambiente de trabalho em um lugar de convivência saudável e harmônico, valorizando a ação em equipe, é um dos objetivos do curso de “Gestão de Conflitos no Serviço Público”, realizado durante esta semana no município de Castanhal, na Região de integração Guamá.
O curso é resultado da parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), e aborda a importância dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, o que tem reflexos diretos na qualidade no serviço prestado à população.
É o primeiro curso ofertado pela recém-criada Unidade de Capacitação e Treinamento da Adepará, que será responsável pela qualificação dos servidores e pelo desenvolvimento de projetos que promovam o bem-estar dos profissionais.
Com turma exclusiva voltada para mais de 50 servidores agropecuários que atuam na Regional de Castanhal, a qual abrange 20 municípios do nordeste do Pará, o curso é ministrado por Loris Luiz Martins das Neves, professor da EGPA com mais de 20 anos de experiência no ensino superior e responsável pelo conteúdo de cursos, consultorias e palestras na área de Relacionamento Interpessoal e Desenvolvimento de Pessoas.
Eficiência na gestão- No início do ano, o curso foi realizado na sede da Adepará, em Belém, e a partir deste mês iniciou nas regionais. Castanhal foi a primeira Regional a receber a capacitação, que reúne gestores e servidores das unidades e escritórios. “Em uma gestão nós buscamos a eficiência, para que no final tenhamos, de fato, uma gestão completa. E é por meio dos servidores que nós atingimos a nossa missão. O servidor precisa exercer suas atividades de campo, mas também a parte administrativa. Ele lida com o público, também, e precisa fazer isso com qualidade, com eficiência, tanto no campo como nos escritórios, e até mesmo no seu círculo familiar”, frisou a gerente Regional de Castanhal, Jarleane Sampaio.
A gerente da Área de Gestão de Pessoas, Eliana Braga, ressaltou a importância da qualificação e do aperfeiçoamento dos servidores por meio de cursos ofertados pela EGPA. “Nós demos o primeiro passo, e a ideia é expandir o curso para as outras regionais. A intenção é alcançar todas, trazendo mais benefícios para o servidor, mais benefícios para os produtores no atendimento. É um curso amplo, que serve para a vida pessoal do servidor e também vai agregar muito na humanização do atendimento”, acrescentou.
Para a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária Sandra Mamede Costa, lotada na Ulsa de Inhangapi, a expectativa é positiva. “Hoje foi muito animado. Houve vários esclarecimentos e estimulou bastante a turma. Espero que seja muito proveitoso, e que a gente tenha muito a aprender. Hoje a gente teve uma visão que normalmente não costuma ter no nosso dia a dia. Eu acho que esse curso realmente vai ajudar muito, pelo menos nos comportamentos, e vai ajudar a enxergar quem está ao nosso redor de maneira mais abrangente, aprender a conhecer as pessoas nas suas diferenças”, destacou.
A EGPA oferece cursos de capacitação durante o ano inteiro, visando auxiliar o desenvolvimento profissional de servidores públicos estaduais. Os órgãos podem encontrar o manual para a parceria no site da Escola de Governança.