Geral Paraíba
Comitê Discute Elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência
O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CGPCD), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano...
10/09/2024 17h57
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraíba

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CGPCD), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), reuniu-se nesta terça-feira (10) para discutir a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. O plano, que cobrirá os próximos cinco anos, estabelecerá diretrizes voltadas para a inclusão e o apoio a pessoas com deficiência.

A Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Emília de Oliveira, que atua como suplente da coordenadora do comitê, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, destacou que a elaboração do plano é uma agenda discutida diretamente com o governador João Azevedo. “O Comitê analisa ações com base nos indicadores das 22 secretarias e órgãos do Governo Estadual que fazem parte do Comitê. Estamos definindo ações para os próximos cinco anos voltadas para a política da pessoa com deficiência. Esse é um processo de construção, e os indicadores precisam ser buscados nas secretarias e órgãos representados no Comitê. Este é um processo de devolução, de coleta, de identificação, e até de tratamento desses dados, para que possamos construir um documento sólido, que consiga efetivar de fato essas ações”, afirmou Emília de Oliveira.

Durante a reunião, também foram apresentados temas importantes, como a Campanha Educativa “Setembro Verde: Nossa Luta é Anticapacitista”, o Modelo Orçamentário para a Gestão do Dinheiro Público no Brasil, as demandas do Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Paraíba, além do esboço, eixos e objetivos, e a metodologia de discussão para cada secretaria nos Grupos de Trabalho (GT).

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba