Geral Maranhão
Maranhenses aprovam programas Cuidar dos Olhos e Cirurgias - Aqui a Fila Anda
Mais de 25 mil cirurgias de catarata e pterígio já foram executadas pela gestão estadual por meio do Cuidar dos Olhos.
20/08/2024 18h52
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

Por meio dos programas Cuidar dos Olhos e Cirurgias – Aqui a Fila Anda, o Governo do Maranhão tem ajudado a melhorar a qualidade de vida da população, que aprova as iniciativas da gestão estadual na área de saúde.

O Governo do Maranhão já executou mais de 25 mil cirurgias de catarata e pterígio, por meio do Cuidar dos Olhos, que oferece atendimento oftalmológico à população maranhense. 

Rosa Maria de Almeida dos Santos, de 74 anos, elogiou o acolhimento em uma das ações do programa: “Gostei demais do atendimento. Estou aliviada, pois agora vou voltar a enxergar”, contou.

Professora aposentada, Rosa Maria mora em São José de Ribamar e passou por cirurgia oftalmológica no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), no último fim de semana. “Parabenizo toda a equipe que está nesse trabalho. Só tenho a agradecer ao Governo do Maranhão por saber que São José de Ribamar está bem assistida com esse programa”, completou a paciente. 

Além de Rosa Maria, muitos outros cidadãos têm relatado melhorias significativas em sua qualidade de vida. “Foi coisa de Deus. A cirurgia foi ótima, o médico que me atendeu foi sensacional e esse programa é maravilhoso, pois vem beneficiando principalmente as pessoas que mais precisam. Eu só tenho que agradecer a Deus”, disse Alcione Pereira dos Santos, de 33 anos, também atendida no HCM, no último fim de semana.

Cirurgias - Aqui a Fila Anda

Outro programa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que vem transformando a vida de maranhenses é o Cirurgias - Aqui a Fila Anda. Com ações em unidades da rede estadual, o Governo tem intensificado a realização de procedimentos eletivos. 

No Hospital de Oncologia do Maranhão, os procedimentos beneficiam pacientes que aguardam por cirurgia de oncopelve (tumores malignos nos órgãos sexuais, como na vulva, vagina, colo do útero, endométrio e ovários) e incluem ainda procedimentos de rádio intervenção e cirurgias oncológicas de pele.

Dona Gorete, de 60 anos, é uma das pessoas beneficiadas com a ação. Aposentada, mãe de quatro filhos, avó de um rapaz e à espera de mais uma netinha, ela não escondeu o sentimento de alívio e gratidão logo após o procedimento. A paciente da cidade de Chapadinha aprovou os investimentos feitos na saúde pública do Maranhão. 

“Estou muito feliz e satisfeita. Esse mutirão é muito importante, porque ajuda as pessoas em diferentes áreas da saúde. Ver que o governo se dispôs a ajudar as pessoas é algo muito bom. Poder sair daqui sabendo que deu tudo certo e que vou voltar para as pessoas que me amam me deixa muito animada”, afirmou. 

O médico especialista em neuro radiologia intervencionista, Daniel Murad Sampaio, explicou que nesta fase do mutirão foram realizadas biópsias de medula óssea e mielograma, que fazem grande diferença no tratamento e diagnóstico de pacientes como dona Gorete. 

“Aqui, no Hospital de Oncologia do Maranhão, referência oncológica no estado, iniciamos o mutirão com essas biópsias, que são procedimentos importantes no tratamento e são minimamente invasivos. Ou seja, em meia hora o paciente está liberado para ir para casa”, pontuou. 

No mês de agosto, cerca de 100 procedimentos serão realizados nas áreas de cirurgia oncológica de pele e rádio intervenção pulmonar e de medula óssea.

“Nossa intenção é reduzir a espera dos pacientes por procedimentos especializados na rede estadual de saúde. Por orientação do governador Carlos Brandão, seguimos investindo na realização de ações dos programas Cuidar dos Olhos e Cirurgias - Aqui a fila anda, para que mais maranhenses sejam alcançados”, explica o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.