Geral Paraíba
Guarabira e Mamanguape recebem ações da ‘Operação Shamar’ com foco no combate à violência doméstica e familiar
As cidades de Guarabira e Mamanguape foram palco de mais uma série de ações da Operação Shamar, coordenada pela Secretaria da Segurança e da Defesa...
20/08/2024 14h35
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Paraíba

As cidades de Guarabira e Mamanguape foram palco de mais uma série de ações da Operação Shamar, coordenada pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds). O trabalho, que acontece em todo o estado, tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher, com atividades que incluem ações preventivas, repressivas e educativas.

As atividades do dia 16 de agosto tiveram início às 9h em Mamanguape com uma abordagem em via pública, onde equipes da Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Coordeam), em parceria com a Patrulha Maria da Penha, realizaram um trabalho de conscientização. Durante as abordagens, pedestres e motoristas receberam informações sobre como identificar e denunciar casos de violência doméstica, além de material informativo destacando os direitos das mulheres e os canais de apoio disponíveis.

As equipes também distribuíram material educativo em unidades escolares, orientando os alunos sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero, e sobre como prevenir e denunciar a violência doméstica e familiar. Houve ainda um momento formativo para profissionais que trabalham diretamente com crianças portadoras de deficiência.


À tarde, às 14h, foi promovida uma atividade em Guarabira, no Mercado da cidade, com distribuição de panfletos para as mulheres e abordagens que proporcionaram aproximação com o público feminino, assim como esclarecimento de dúvidas.


A Operação Shamar segue até o dia 29 de agosto em várias cidades do estado, sempre com o objetivo de fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover a segurança e o bem-estar das mulheres paraibanas. A Secretaria da Segurança e da Defesa Social reafirma seu compromisso com a luta contra a violência doméstica e familiar, destacando a importância da participação de toda a sociedade nesse esforço contínuo.