Geral Maranhão
SES promove oficinas para qualificar o acesso dos profissionais ao Sistema Nacional de Regulação
Ao todo, 240 profissionais foram mobilizados para participação em quatro oficinas, realizadas nos dias 6, 7, 13 e 14 de agosto, com 60 participante...
16/08/2024 15h17
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

Com o objetivo de aperfeiçoar o processo de regulação estadual nos municípios de Unidades Regionais de Saúde (URS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, no mês de agosto, quatro oficinas para qualificar o acesso dos profissionais ao Sistema Nacional de Regulação (SISREG). A ferramenta é disponibilizada pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios para o gerenciamento do complexo regulador.

Ao todo, 240 profissionais foram mobilizados para participação em quatro oficinas, realizadas nos dias 6, 7, 13 e 14 de agosto, com 60 participantes por capacitação. A qualificação reuniu participantes dos municípios das Unidades Regionais de Saúde (URS) de Imperatriz, Itapecuru, Bacabal, Presidente Dutra, Santa Inês, Caxias, Açailândia, Pinheiro e Barra do Corda. 

O SISREG é uma plataforma on-line responsável pelo gerenciamento e operação das centrais de regulação utilizado para gestão das vagas de consultas, exames e procedimentos nas unidades da rede de saúde estadual.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão, destacou que a qualificação contribui na melhoria da operacionalização do sistema e reforça a atenção para utilização de todas as cotas de procedimentos ofertados pela Secretaria aos municípios, por meio da Central de Regulação Ambulatorial do Estado (Ciram).

“O SISREG traz inúmeros benefícios às unidades de saúde do estado do Maranhão, por ser uma plataforma gratuita, on-line, que acompanha simultaneamente as portarias do Ministério e realiza o faturamento de forma automatizada, entre outros benefícios”, disse a secretária adjunta Kátia Trovão.

A iniciativa executada pela Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES buscou fortalecer, também, o fluxograma do processo regulatório, importância da atualização do Cartão SUS, utilização das cotas e a qualificação dos encaminhamentos médicos.