Entre janeiro e julho de 2024, as Forças de Segurança do Ceará capturaram 270 pessoas por furtos de fios e cabos
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou três homens suspeitos de furto de cabos de telefonia, nesta terça-feira (13), no bairro José Walter – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). Com o trio, além do material furtado, foram apreendidos materiais utilizados na ação criminosa.
A composição da PMCE realizava diligências na região, quando se deparou com um trio furtando os cabos em uma via pública do bairro. O trio foi abordado, tentou fugir, mas foi rendido. Na ocasião, um homem de 58 anos, com antecedentes por roubo; um homem de 31 anos, com antecedentes por dano; e um homem de 60 anos, foram conduzidos para uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Com o trio, uma porção de cabos de telefonia foi apreendida. Além disso, um carro, uma serra, uma faca, uma tesoura e um alicate foram apreendidos pelos policiais militares. O trio foi autuado por furto qualificado mediante concurso de pessoas. A investigação fica a cargo do 8º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Entre janeiro e julho de 2024, as Forças de Segurança do Ceará capturaram 270 pessoas por furtos de fios e cabos, em todo o Estado. O dado foi extraído pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As ações das Forças de Segurança que resultaram nessas capturas contam com o uso de tecnologias da SSPDS, como o Sistema Agilis, que auxilia nas ações policiais por meio de inteligência artificial aliada às câmeras de videomonitoramento, e o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que atua no acompanhamento em tempo real das ocorrências.
A SSPDS ressalta que, apesar do trabalho proativo das Polícias do Ceará, é importante que os responsáveis pelos fios registrem a ocorrência em qualquer delegacia da PCCE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais. Por fim, a pasta lembra que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública, além do crime de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico:https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.