O Governo do Estado de Santa Catarina por intermédio da Fesporte, realizou neste fim de semana a primeira fase da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina na categoria 15 a 17 anos que aconteceram no município de Timbó (SC). O Jesc ganha agora um intervalo de três dias e retorna com a sua programação no dia 15 de agosto quando acontece a chegada das delegações para as competições das modalidades coletivas que iniciam no dia 16 de agosto, seguindo até o dia 19 do mesmo mês.
Competições
As competições individuais iniciaram na manhã de sábado (10), com as provas de atletismo que foram realizadas no Complexo Esportivo de Timbó e em paralelo aconteceram no primeiro dia, competições de tênis de mesa, natação, wrestling taekwondo, ciclismo e badminton e vôlei de praia.
Os vencedores das respectivas modalidades e competições dos Jogos Escolares de Santa Catarina se classificaram para representar o estado na etapa nacional dos Jogos da Juventude que acontecem no mês de novembro na cidade de João Pessoa (PB).
Nas provas de atletismo, um dos classificados foi o atleta do Colégio Olavo Rigon, do município de Concórdia. Christopher Berne de Vargas, que sagrou-se vencedor da prova de três mil metros rasos, fez uma comparação da sua participação na etapa estadual dos Jesc 2023, para a etapa estadual do Jesc 2024.
“No ano passado eu já competi nos Jesc e me lembro que após terminar na quarta posição final eu falei para mim mesmo que retornaria neste ano, conquistaria o título e essa vaga para representar o estado em um evento nacional e felizmente de tudo certo”, comemorou o atleta.
Domingo e títulos dedicados aos pais
Já neste domingo (11), segundo dia de competições dos Jogos Escolares de Santa Catarina e também de celebração do dia dos pais, muitos dos vencedores homenagearam seus familiares pela data. No vôlei de praia não foi diferente e após uma emocionante final a dupla do município de Camboriú fez uma mensagem especial para seus pais.
No bom papel de treinador e “pai”, o técnico da dupla campeã, Doriedson, falou sobre o trabalho com as atletas também fora das quadras.
“Eu particularmente trato as minhas alunas atletas como técnico mas quase também até como pai. A gente passa mais tempo juntos do que com a própria família, então é fundamental oferecer este suporte a elas para que se sintam bem não só no esporte mas também na vida”, afirmou o treinador logo após a final.
A modalidade ginástica artística realizou as suas competições no Complexo do Sesi, em Blumenau, enquanto a modalidade ginástica rítmica já havia acontecido no período dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em Caçador no mês de julho. O xadrez foi realizado em Blumenau durante a etapa 12 a 14 anos e o judô acontece no dia 18 de agosto no município de Itapema.