Geral Maranhão
SES antecipa comemoração do Dia dos Pais no Hospital Dr. Carlos Macieira
A iniciativa, além de proporcionar momentos de descontração, reforçou a importância do cuidado e da humanização no ambiente hospitalar.
09/08/2024 21h55
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

Em alusão à semana do Dia dos Pais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu ações comemorativas para os pais assistidos do Centro de Diálise do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA). A iniciativa, além de proporcionar momentos de descontração, reforçou a importância do cuidado e da humanização no ambiente hospitalar.

Na terça-feira (6), a equipe de saúde do Centro de Diálise organizou um bingo especial para os pacientes em tratamento de hemodiálise. Astrogildo Sousa, de 67 anos, foi um dos sortudos premiados durante o evento.

Astrogildo, que faz tratamento renal há quase um ano, comentou com entusiasmo: "Tenho 4 filhos: Wilson, Francisca, Oston e Francinete. São três vezes por semana que eu venho aqui. O pessoal me trata muito bem. Ser pai é também um presente pra mim, com muito amor aos meus filhos", afirmou emocionado.

A psicóloga Renata Sapestrana, uma das idealizadoras da ação, destacou o objetivo do evento: "Associamos essa atividade à data comemorativa do Dia dos Pais para trazer alegria, entretenimento e diversão para eles. Queríamos que pudessem interagir mais. Eles passam 4 horas em diálise, então pensamos em algo para tornar esse tempo mais leve", frisou

Os prêmios, como kits de higiene, toalhas, perfumes e cestas básicas, foram todos doados pela equipe de Nefrologia, que se uniu para fazer desse momento uma verdadeira celebração.

O Centro de Diálise do Hospital Dr. Carlos Macieira, que conta com 27 cadeiras em três turnos, já realizou mais de 145 mil sessões de diálise, em 6 anos de gestão do Instituto Acqua.

O Hospital Dr. Carlos Macieira é o primeiro do Nordeste a receber a certificação de Acreditação Nível I, assinada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital de alta complexidade. A unidade da rede estadual de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua.