Geral Maranhão
Sagrima inicia parceria com a Conafer e busca adesão de municípios ao programa de melhoramento genético
As ações ocorreram por meio de dois encontros, realizados nos municípios de São João dos Patos e Mirador, e contaram com a presença de representant...
08/08/2024 14h40
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) iniciou as tratativas para implementação do programa +Pecuária Brasil. As ações ocorreram por meio de dois encontros, realizados nos municípios de São João dos Patos e Mirador, na terça (6) e nessa quarta-feira (7), respectivamente, e contaram com a presença de representantes municipais e produtores rurais das regiões.

Em ambas as ocasiões, a equipe técnica da secretaria apresentou o programa aos presentes, que é voltado para o melhoramento genético da bovinocultura de leite e de corte. Os técnicos ainda pontuaram as estratégias para implementação das tecnologias de inseminação artificial e os benefícios voltados para produtividade e geração de renda.

Além disso, foram apresentados os requisitos para execução do programa nos municípios, como o rebanho estar vacinado contra a aftosa e brucelose, animais vermifugados, alimentação adequada para o rebanho, estrutura do curral com tronco e bom escore corporal dos animais.

Para o secretário da Sagrima, Flávio Viana, esse é um importante passo para o fortalecimento da pecuária maranhense. “O melhoramento genético foi uma das pautas que nosso governador Carlos Brandão nos incentivou a trabalhar. Sem sombra de dúvida, a parceria firmada com a Conafer vai agregar ao que já temos no estado, trazendo maior produtividade e renda para os pequenos produtores”, afirmou. 

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura de São João dos Patos, Jaqueline Santana, enfatizou os benefícios de aderir ao programa. “O melhoramento genético vai aprimorar a produção dos nossos animais e incentivar a economia local. Isso vai trazer ao pequeno produtor a oportunidade de uma genética de compra, com animais de qualidade. Por isso, estamos muito entusiasmados com o programa apresentado”, explicou. 

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Mirador, Luiz Coelho Júnior, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “O Maranhão tem um grande potencial produtivo. Achei muito oportuno o governo incentivar o desenvolvimento do setor agropecuário da região. Esse programa será uma forma de alavancar a produção de leite do nosso estado”, destacou.

Em São João dos Patos, a reunião contou também com representantes de Sucupira do Riachão, Lagoa do Mato e São Domingos do Azeitão. Já em Mirador, estiveram presentes representantes de Barão de Grajaú, Buriti Brabo, Colinas, Passagem Franca, entre outros.

+Pecuária Brasil

O programa é desenvolvido pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer), que, no início de junho, assinou termo de cooperação técnica com a Sagrima para execução do programa no estado. 

Conforme o termo, a Conafer garantirá 12 mil prenhezes de vacas, por meio de tecnologias de inseminação artificial, até a vigência do acordo.