Geral Maranhão
Governo recebe relatora da ONU para discutir abordagens das formas contemporâneas de racismo e intolerância
Maranhão foi escolhido para participar da missão oficial ao Brasil da Relatora Especial sobre formas contemporâneas de racismo, discriminação racia...
07/08/2024 22h47
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Maranhão

O Maranhão foi um dos estados escolhidos para participar da missão oficial ao Brasil da Relatora Especial, Sra. Ashwini K.P. (Índia), sobre formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância conexa.

Nesta sexta-feira (9) ela se reunirá com representantes do Governo do Maranhão, com ênfase nas áreas de direitos humanos, igualdade racial, segurança pública, educação, saúde e cultura. A atividade será realizada às 17h30, no Centro de Iniciação do Trabalho(CIT), que fica no território do Quilombo Liberdade, localizado na Praça Negro Cosme -Rua Roma Velha, Av. Quarto Centenário, s/n, Fé em Deus.

A reunião foi articulada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Direitos Humanos, junto à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Para a secretária de estado da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros, essa é uma oportunidade de monitorar as políticas públicas executadas no estado com vistas ao combate ao racismo e intolerâncias relacionadas a todas as formas de discriminação racial. “O Governo do Maranhão vem atuando conjuntamente com a sociedade civil no enfrentamento ao racismo e a discriminação racial por meio de ações efetivas voltadas à população negra, quilombola, indígenas, migrantes e refugiados. Para nós é uma honra receber no nosso estado a Sra. Ashwini K.P e compartilhar o quanto conseguimos avançar na implementação de políticas públicas voltadas aos direitos humanos dessas populações.”, afirmou Lília Raquel.

O mandato da relatoria aborda o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância conexa contra afrodescendentes, árabes e muçulmanos, asiáticos e pessoas de ascendência asiática, migrantes e não nacionais, povos indígenas e minorias, bem como todos os outros segmentos mencionados na Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial e na Declaração e Programa de Ação de Durban.

Além do Maranhão, a relatora da ONU visitará ainda Brasília e os estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Região Grande do Sul, para se encontrar com representantes do governo e com a sociedade civil.

Para mais informações sobre a Relatoria Especial e a relatora acesse https://www.ohchr.org/en/special-procedures/sr-racism ehttps://www.ohchr.org/en/special-procedures/sr-racism/ms-ashwini-kp.