Esportes Esportes
Jiu-jítsu inicia competições dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina prezando pelo forte impacto social que a modalidade representa
O jiu-jítsu iniciou a participação nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina de 2024 nesta quinta-feira, 25, no que é também a terceira participação ...
26/07/2024 11h52
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom SC

O jiu-jítsu iniciou a participação nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina de 2024 nesta quinta-feira, 25, no que é também a terceira participação da história da modalidade neste importante evento esportivo realizado pelo governo do estado de Santa Catarina por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

No pavilhão da CDL em Caçador, as competições iniciaram na manhã desta quinta-feira e reuniu centenas de atletas de diferentes municípios catarinenses que atuam em uma das modalidades de artes marciais que hoje segue em ampla evolução no estado e no Brasil. No histórico recente, Santa Catarina conta em seu quadro de atletas com diversos nomes que já ganharam as mais importantes competições como campeonato mundial da modalidade.

Além do aspecto competitivo, o jiu-jítsu tem também um forte impacto social já que auxilia na formação de diversos jovens que muitas vezes são revelados em projetos sociais espalhados pelo estado e que migram para a realidade de competição de alto rendimento como os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, assim como aconteceu com o atleta Rafael.

“Sinceramente o jiu-jítsu mudou a minha vida, eu me considero uma pessoa bem melhor desde que entrei nesta modalidade porque eu sofria com excesso de peso na minha infância e a minha rotina de treinamentos e competições fez com que eu me adaptasse a uma rotina realmente de atleta. Acredito que essa minha participação aqui nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina torna essa modalidade ainda mais especial para mim porque esse convívio com meus companheiros e adversários só faz com que eu cresça na modalidade”, explica o competidor da equipe de Balneário Piçarras.

Pelo lado dos treinadores experientes da modalidade e que comandam seus atletas nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a oportunidade de crescimento competindo com os melhores do estado também é uma experiência única, mesmo para nomes que já estão há muitos anos trabalhando com o jiu-jítsu, como o técnico da equipe de São José, Luciano Bernet.

“Estar aqui com meus atletas é muito importante e especial porque conseguimos vim para Caçador com a equipe completa de São José para brigar pelos melhores resultados e como treinador a gente procura aproveitar o máximo essa rotina aqui com eles que é muito importante no nosso lado humano também. Eles estão acostumados a lutar nos maiores campeonatos do estado, porém os Joguinhos são uma oportunidade de enfrentar outros grandes adversários de outros municípios, então penso que a modalidade só tem a ganhar fazendo parte do evento”, finaliza o treinador.

Vale lembrar também que como está no seu terceiro ano no quadro de modalidades dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, neste ano as competições somam pontos para a classificação geral do evento e a programação segue até esta sexta-feira, 26, quando acontece as finais e a cerimônia de premiação.