Turismo Piauí
Setur recebe projeto que pretende destacar o Piauí como o primeiro do Brasil a ter 100% de vias com sinalização turística
O instrumento engloba as ações do programa “Piauí, Aqui Tem Turismo”.
25/07/2024 10h22
Por: GIDEON CORREA Fonte: Secom Piauí

Foi entregue à Secretaria do Turismo (Setur), o Projeto de Sinalização Turística que vai contemplar cidades e atrativos situados nas regiões norte e sul do Piauí. O instrumento engloba as ações do programa “Piauí, Aqui Tem Turismo” e pretende destacar o estado como o primeiro do Brasil a ter 100% de suas vias sinalizadas. A entrega foi feita, nessa quarta-feira (24),pela empresa que elaborou o plano, Radical Produções.

Para a elaboração do projeto, foram percorridos um total de 4.850 km, contemplando desde as divisas do Piauí com outros estados até a capital, Teresina. O mapeamento foi realizado por meio de georreferenciamento, que, obedecendo às determinações do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, indicou o local onde cada placa ou pórtico deve ser instalado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, o projeto é um grande marco para o Piauí, fortalecendo, cada vez mais, empreendimentos e experiências. O gestor frisa ainda que o plano ajudará na preservação do patrimônio natural e cultural do estado.

“Estou confiante de que essa iniciativa tornará o Piauí ainda mais atrativo e acessível, impulsionando a economia local e valorizando nosso patrimônio único. É um momento de grandes mudanças e o setor está se preparando para um futuro promissor,” afirmou o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O projeto, que deve passar para a fase de implementação, também pretende destacar o estado como um importante exemplo no segmento de ecoturismo. Dessa forma, diversas trilhas serão contempladas com a sinalização, além da implantação de outdoors que reforcem o Piauí como um destino verde e sustentável.

“Temos um projeto que contempla o Piauí inteiro. Isso vai aumentar a demanda de turistas no nosso estado, garantir roteiros seguros, além de aumentar a geração de economia e renda da região”, explica o idealizador do projeto, Ehrlich Cordão.