Foto: Divulgação Fesporte
O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Freibergue Nascimento, representou o Governo do Estado na homenagem realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para o jogador catarinense de Jaraguá do Sul (SC), Filipe Luís Kasmirski na noite da última segunda-feira (20) em Florianópolis. Filipe Luís é um dos maiores jogadores da história do futebol de Santa Catarina e encerrou a sua carreira profissional no fim de 2023 aos 38 anos defendendo o Flamengo.
Na tribuna do plenário Osni Régis na Alesc, Freibergue Nascimento reverenciou a carreira do atleta e citou os projetos que estão sendo realizados pela Fesporte em prol do desenvolvimento de novos talentos não só do futebol mas de diversas outras modalidades do esporte de Santa Catarina.
“Primeiramente Filipe, uma saudação especial para a sua carreira que foi grandiosa e é um grande orgulho para o esporte de Santa Catarina ver que você trilhou uma linda jornada mundo a fora. A frente da Fesporte, procuramos atender todas as regiões do estado de Santa Catarina com a entrega de bolas de futebol para que projetos consigam dar andamentos no seu trabalho com jovens e também acompanhando de perto o que é feito em outras modalidades do esporte catarinense. Em nome do governo do estado desejamos muito que novos ‘Filipes’ surjam no futuro”, afirmou o presidente.
Filipe Luís foi revelado pelo Figueirense na década de 2000, porém ainda muito novo foi para o futebol da Europa e trilhou carreira atuando na Holanda, Espanha e Inglaterra até retornar ao Brasil para encerrar a carreira. No ano de 2018 teve a oportunidade única de defender a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia em 2018.
“Me lembro ainda garoto iniciando no futebol quando morava nos alojamentos do Figueirense e mais de 20 anos depois estou aqui recebendo essa homenagem muito importante da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Tem várias pessoas que estão aqui me prestigiando hoje que são fundamentais na minha vida e certamente se não fosse eles eu não estaria aqui. O meu sincero muito obrigado” afirmou o atleta.
Após encerrar a carreira, Filipe Luís atua hoje como treinador das categorias de base do Clube de Regatas do Flamengo.