A Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher, promove nesta terça e quarta-feira (dias 21 e 22), o 5º Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher , evento que reunirá vereadoras e deputadas estaduais, além de deputadas federais e senadoras, que integram a Rede Nacional de Procuradoras da Mulher dos legislativos em todo o País.
Além de celebrar seus 15 anos de existência, o encontro é uma oportunidade para a troca de experiências e para incentivar a criação de novas Procuradorias da Mulher nos Estados e Municípios brasileiros. O órgão é um importante mecanismo de fortalecimento da democracia ao viabilizar a ampliação da participação e da representatividade das mulheres.
A pauta de debates do encontro terá temas como eleições municipais desse ano e a importância das mulheres nos espaço de poder, além de políticas públicas para mulheres, autonomia econômica, entre outros.
História
Criada em 2009, a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados passou a integrar a Secretaria da Mulher, em 2013, que reúne, também, a Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher (que representa a Bancada Feminina) e o Observatório Nacional da Mulher na Política, e juntos trabalham para garantir que as vozes femininas sejam ouvidas e respeitadas em todas as esferas de poder.
Entre suas conquistas estão a formalização de protocolos de atendimento, recebimento e acompanhamento de denúncias, a consolidação da Rede Nacional de Procuradorias da Mulher e a cooperação com organismos nacionais e internacionais de promoção dos direitos da mulher.
Hoje, o evento será das 8 às 17 horas; amanhã, das 9 às 13h30; no Auditório Nereu Ramos.
Mín. 18° Máx. 26°