A Fundação Araucária e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) publicaram nesta semana o edital do Programa de Pesquisa Alemanha e Paraná (PROPAPR), que prevê apoio financeiro a até dez propostas para cobrir despesas para mobilidade relacionadas à pesquisa. O objetivo é apoiar projetos de pesquisadores paranaenses desenvolvidos em parceria com instituições da Alemanha e estimular a produção científica, tecnológica e de inovação em todas as áreas do conhecimento.
As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho e o resultado deve ser divulgado a partir de 21 de novembro. A Fundação Araucária vai investir R$ 992 mil, mas a chamada tem investimento total de R$ 1,9 milhão.
Os recursos podem ser usados para passagens aéreas, diárias, hospedagem e seguro-saúde, entre outros. O projeto precisa ser desenvolvido no Paraná e ter sido convalidado instituição similar sediada na Alemanha. O prazo de execução é de 24 meses.
Segundo a assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati, o programa é fruto das relações obtidas pela missão internacional da Araucária em Baden-Württemberg na Alemanha.
“O Paraná tem uma grande relação com a Alemanha, que considera o Brasil importante na América Latina para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Dessa vez vamos gerar novas oportunidades para projetos conjuntos”, destacou.
Mais informações podem ser obtidas neste site .
Mín. 20° Máx. 27°