O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou nessa quarta-feira, 17, a oficina de capacitação do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), no município de Lajeado. O treinamento visa capacitar pessoas físicas e jurídicas que atuam no trade turístico.
A plataforma oferece acesso a programas de qualificação, participação em eventos promocionais, possíveis parcerias, oportunidades de negócios, dentre outras vantagens. Durante a oficina, os empresários recebem instruções sobre os procedimentos de cadastro e como explorar a plataforma, que é uma importante fonte de consulta para o turista.
O Secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ressaltou que a ferramenta é indispensável para o incentivo, fomento e investimentos do turismo tocantinense. “Essa capacitação é de suma importância para os prestadores de serviços, que podem usufruir de muitos benefícios, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento da atividade turística no Tocantins, que tem muito a oferecer. E é isso que nós queremos, promover os nossos destinos e desenvolver a economia”, destacou o secretário.
De acordo com o gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo do Vale, o Cadastur oferece benefícios e oportunidades comerciais aos estabelecimentos. "O cadastro é uma fonte importante de dados sobre empresas do trade turístico, e seu registro contribui para aprimorar a categorização dos municípios", destacou.
As capacitações visam contribuir para o projetoLajeado + Turismo, que tem trabalhado na estruturação do destino como um produto turístico, sendo a qualificação dos prestadores turísticos uma das principais demandas.
Parcerias
As capacitações promovidas pela Setur, que tiveram início no município de Lajeado, visam trabalhar a estruturação do destino como um produto turístico, sendo a qualificação dos prestadores turísticos uma das principais demandas. Em Lajeado e Miracema do Tocantins, as oficinas estão sendo realizadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins). Participaram do encontro 15 empresários locais, além de representantes do Sebrae, Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo do município.
Cadastur
Cadastur é o sistema criado pelo Ministério do Turismo para cadastrar profissionais e empreendimentos do setor. É virtual e gratuito e é obrigatório para as seguintes atividades: acampamento turístico, agência de turismo, guia turístico, parque temático, organizador de eventos, meios de hospedagem e transportadora turística.
Mín. 20° Máx. 29°